15 Ideias de Atividades (BNCC) artes ensino médio

1. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural coletivo que represente um tema relevante da sociedade contemporânea, utilizando diferentes técnicas artísticas, como pintura, colagem e grafite. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão individual, além de desenvolver habilidades de planejamento e execução. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Análise de Obras de Arte

Proponha que os alunos escolham uma obra de arte famosa e realizem uma análise crítica, abordando aspectos como técnica, contexto histórico e impacto social. Essa atividade pode ser realizada em formato de apresentação oral ou escrita, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da argumentação. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Criação de um Vídeo de Arte

Os alunos podem produzir um vídeo que documente o processo de criação de uma obra de arte, incluindo entrevistas com os artistas e a apresentação do resultado final. Essa atividade promove o uso de tecnologias digitais e a comunicação visual, além de incentivar a reflexão sobre o papel da arte na sociedade. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Performance Artística

Desafie os alunos a criar uma performance artística que aborde um tema social ou cultural. Essa atividade pode incluir dança, teatro e música, permitindo que os alunos explorem diferentes formas de expressão e desenvolvam habilidades de trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Estudo de Artistas Contemporâneos

Os alunos podem pesquisar e apresentar sobre artistas contemporâneos que utilizam a arte como forma de protesto ou de reflexão social. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de ideias, além de promover a discussão sobre a relevância da arte nos dias atuais. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de um Zine

Proponha que os alunos criem um zine (revista independente) que aborde um tema de interesse, utilizando ilustrações, textos e colagens. Essa atividade incentiva a criatividade e a autoexpressão, além de desenvolver habilidades de escrita e design gráfico. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Exposição de Arte Virtual

Os alunos podem organizar uma exposição de arte virtual, onde cada um apresenta suas obras em um ambiente digital. Essa atividade estimula o uso de tecnologias e a criatividade, além de permitir que os alunos compartilhem suas produções com um público mais amplo. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Criação de Cartazes de Conscientização

Desafie os alunos a criar cartazes que abordem questões sociais, como meio ambiente, direitos humanos ou saúde pública. Essa atividade promove a reflexão crítica e a utilização de elementos visuais para comunicar mensagens importantes. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Oficina de Técnicas de Pintura

Organize uma oficina onde os alunos possam experimentar diferentes técnicas de pintura, como aquarela, acrílica e óleo. Essa atividade permite que os alunos explorem sua criatividade e desenvolvam habilidades técnicas em artes visuais. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de uma Instalação Artística

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar uma instalação artística que dialogue com o espaço escolar. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração, além de promover a reflexão sobre a relação entre arte e espaço. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Estudo de Movimentos Artísticos

Proponha que os alunos pesquisem e apresentem sobre diferentes movimentos artísticos, como o Impressionismo, Surrealismo ou Pop Art. Essa atividade estimula a pesquisa e a compreensão do contexto histórico da arte, além de promover a apreciação estética. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de um Blog de Arte

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas, reflexões e críticas sobre obras de arte. Essa atividade incentiva a escrita criativa e o uso de plataformas digitais para a divulgação de ideias. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Análise de Filmes sobre Arte

Proponha que os alunos assistam a filmes que abordem a vida de artistas ou movimentos artísticos e realizem uma análise crítica. Essa atividade estimula a reflexão sobre a representação da arte na cultura popular e o impacto dos filmes na percepção artística. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Criação de um Projeto de Arte Comunitária

Os alunos podem desenvolver um projeto de arte que envolva a comunidade, como a pintura de um mural em um espaço público. Essa atividade promove o engajamento social e a valorização da arte como ferramenta de transformação. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Debate sobre Arte e Sociedade

Organize um debate em sala de aula sobre o papel da arte na sociedade contemporânea, abordando questões como censura, liberdade de expressão e o impacto da arte na cultura. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de promover o diálogo entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15AR15.