15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes ensino fundamental 6º ano

1. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem criar máscaras inspiradas em diferentes culturas, explorando a diversidade cultural brasileira e mundial. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre o significado das máscaras e sua importância em rituais e festivais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura com Tintas Naturais

Utilizando materiais como frutas, vegetais e especiarias, os alunos podem criar suas próprias tintas naturais. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, além de permitir que os alunos experimentem diferentes texturas e cores. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Montagem de Mosaicos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um grande mosaico utilizando recortes de papel, revistas ou até mesmo materiais recicláveis. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a coordenação motora, além de explorar a arte como forma de expressão. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar personagens e cenários para um teatro de sombras, utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Essa atividade desenvolve a criatividade, a narrativa e a habilidade de contar histórias, além de proporcionar uma experiência visual única. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Desenho de Observação

Os alunos podem realizar desenhos a partir de observações de objetos do cotidiano ou da natureza. Essa atividade estimula a percepção visual e a habilidade de representação, além de incentivar a atenção aos detalhes. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, criando personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e a narrativa visual, além de permitir que os alunos expressem suas ideias de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Dança e Movimento

Os alunos podem explorar diferentes estilos de dança, criando coreografias que expressem emoções e histórias. Essa atividade promove a expressão corporal e a coordenação motora, além de incentivar o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Fotografia Criativa

Os alunos podem utilizar câmeras ou smartphones para capturar imagens que representem temas específicos, como natureza, emoções ou cultura. Essa atividade desenvolve a percepção estética e a habilidade de observar o mundo ao redor. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Criação de Instrumentos Musicais

Os alunos podem construir instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e caixas. Essa atividade estimula a criatividade e o entendimento dos sons, além de possibilitar a criação de uma apresentação musical. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Exposição de Arte

Os alunos podem organizar uma exposição com as obras criadas durante o semestre, convidando a comunidade escolar para visitar. Essa atividade promove a valorização da produção artística e o desenvolvimento de habilidades de organização e comunicação. Habilidade BNCC: EF15AR10.