15 Ideias de Atividades (BNCC) artes ensino fundamental 1º

1. Criação de Máscaras de Animais

Nesta atividade, os alunos irão criar máscaras de animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. A proposta estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a discussão sobre a fauna brasileira. Habilidade BNCC: (EF15AR01) – Explorar diferentes materiais e técnicas para a produção de arte.

2. Pintura Coletiva

Os alunos se reúnem para realizar uma pintura coletiva em um grande papel ou tela. Essa atividade incentiva a colaboração e a troca de ideias, permitindo que cada um contribua com seu estilo. Habilidade BNCC: (EF15AR02) – Participar de atividades de criação artística em grupo.

3. Desenho de Paisagens

Os estudantes devem desenhar uma paisagem que represente um lugar que eles conhecem ou que gostariam de visitar. Essa atividade desenvolve a observação e a representação gráfica. Habilidade BNCC: (EF15AR03) – Representar visualmente diferentes lugares e ambientes.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches com materiais simples e, em seguida, apresentam uma pequena peça de teatro. Essa atividade estimula a criatividade, a linguagem e a expressão corporal. Habilidade BNCC: (EF15AR04) – Criar e apresentar histórias utilizando diferentes linguagens artísticas.

5. Colagem de Revistas

Os alunos recortam imagens de revistas para criar uma colagem que represente um tema específico, como natureza ou cidade. Essa atividade promove a interpretação visual e a composição artística. Habilidade BNCC: (EF15AR05) – Utilizar diferentes suportes e técnicas para a criação de colagens.

6. Criação de Músicas

Os estudantes são convidados a criar uma canção sobre um tema que estudaram em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade musical e a expressão verbal. Habilidade BNCC: (EF15AR06) – Criar e interpretar músicas utilizando diferentes ritmos e melodias.

7. Dança Criativa

Nesta atividade, os alunos devem criar uma coreografia livre, utilizando movimentos que expressem emoções ou histórias. A dança criativa desenvolve a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: (EF15AR07) – Explorar diferentes formas de movimento e dança.

8. Montagem de Cenários

Os alunos trabalham em grupos para criar cenários para uma peça de teatro ou apresentação. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de planejamento. Habilidade BNCC: (EF15AR08) – Planejar e criar cenários para apresentações artísticas.

9. Fotografia Artística

Os estudantes são incentivados a tirar fotos que representem a arte no cotidiano. Em seguida, discutem as imagens em sala de aula, promovendo a análise crítica. Habilidade BNCC: (EF15AR09) – Explorar a fotografia como forma de expressão artística.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos criam suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa prática estimula a narrativa visual e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15AR10) – Criar narrativas visuais utilizando a linguagem dos quadrinhos.