15 Ideias de Atividades (BNCC) Artes 7º Ano

1. Criação de um Mural Coletivo

Nesta atividade, os alunos devem criar um mural coletivo que represente a diversidade cultural brasileira. Utilizando recortes de revistas, desenhos e pinturas, os estudantes podem explorar diferentes estilos artísticos e técnicas. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC (Arte) EF15AR01, que propõe a apreciação e a produção de obras de arte que reflitam a diversidade cultural.

2. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos devem pesquisar sobre artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral e Portinari, e apresentar suas obras para a turma. A atividade pode incluir uma discussão sobre o contexto histórico e social das obras. Esta atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva o reconhecimento de artistas e suas contribuições para a arte.

3. Criação de uma História em Quadrinhos

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos que aborde temas sociais relevantes, utilizando técnicas de desenho e narrativa visual. Esta atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a criação de narrativas visuais e a reflexão sobre questões sociais.

4. Oficina de Teatro

Promover uma oficina de teatro onde os alunos possam criar e encenar pequenas peças. A atividade pode incluir a elaboração de roteiros e a utilização de elementos cênicos. Esta prática se alinha à habilidade BNCC EF15AR04, que propõe a vivência de experiências teatrais e a reflexão sobre a linguagem do teatro.

5. Análise de Obras de Arte

Os alunos devem escolher uma obra de arte e realizar uma análise crítica, abordando elementos como cor, forma e técnica utilizada. Esta atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a apreciação e a análise de obras de arte.

6. Criação de um Vídeo Artístico

Os alunos podem produzir um vídeo que explore um tema artístico, utilizando técnicas de filmagem e edição. A atividade pode incluir a pesquisa de referências visuais e sonoras. Esta atividade atende à habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a utilização de diferentes linguagens artísticas na produção de vídeos.

7. Pintura ao Ar Livre

Organizar uma atividade de pintura ao ar livre, onde os alunos possam se inspirar na natureza e criar suas obras. Esta prática está relacionada à habilidade BNCC EF15AR07, que incentiva a exploração de diferentes ambientes e a produção artística em contextos variados.

8. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos devem pesquisar e criar máscaras inspiradas em diferentes culturas do mundo. A atividade pode incluir a discussão sobre a importância das máscaras em rituais e celebrações. Esta atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR08, que propõe a valorização da diversidade cultural através da arte.

9. Montagem de uma Exposição

Os alunos podem organizar uma exposição com suas produções artísticas, aprendendo sobre curadoria e montagem. A atividade pode incluir a elaboração de textos explicativos sobre as obras. Esta prática atende à habilidade BNCC EF15AR09, que incentiva a organização de eventos artísticos e a reflexão sobre o espaço expositivo.

10. Criação de um Blog de Arte

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas e reflexões sobre a arte. A atividade pode incluir a discussão sobre a importância da comunicação digital na arte contemporânea. Esta atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR10, que propõe a utilização de plataformas digitais para a divulgação de produções artísticas.