15 Ideias de Atividades (BNCC) arte rupestre educação infantil

1. Pintura em Pedra

Uma atividade que remete à arte rupestre é a pintura em pedra. Os alunos podem utilizar tintas naturais, como argila e carvão, para criar suas próprias representações. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover o entendimento sobre as técnicas utilizadas pelos nossos ancestrais. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos inspiradas nas pinturas rupestres. Essa atividade permite que as crianças desenvolvam narrativas e compreendam a importância da comunicação visual. Além disso, elas podem apresentar suas histórias para a turma, promovendo a oralidade e a escuta. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Escultura em Argila

Utilizando argila, os alunos podem esculpir figuras que remetam aos animais e símbolos encontrados nas artes rupestres. Essa atividade não só desenvolve a coordenação motora, mas também a apreciação pela arte e a história. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Mapa das Artes Rupestres

Os alunos podem criar um mapa que represente diferentes locais onde a arte rupestre foi encontrada. Essa atividade envolve pesquisa e geografia, além de estimular o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15GE01.

5. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando figuras inspiradas nas pinturas rupestres. Essa atividade promove a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar com luz e sombra. Habilidade BNCC: EF15AR03.

6. Jogo de Memória com Símbolos Rupestres

Desenvolver um jogo de memória utilizando imagens de símbolos rupestres é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem criar suas próprias cartas e jogar em grupos, promovendo a interação e o aprendizado lúdico. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Exposição de Arte Rupestre

Os alunos podem organizar uma exposição com suas obras inspiradas na arte rupestre. Essa atividade envolve planejamento, organização e apresentação, permitindo que as crianças compartilhem suas criações com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR04.

8. Contação de Histórias sobre a Pré-História

Os professores podem contar histórias sobre a vida na pré-história e a importância da arte rupestre. Essa atividade estimula a imaginação e o interesse pela história, além de desenvolver a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

9. Atividade de Colagem

Os alunos podem criar colagens utilizando recortes de revistas que representem elementos da natureza e da vida pré-histórica. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção estética, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR05.

10. Visita a Museus Virtuais

Os alunos podem explorar museus virtuais que possuem exposições sobre arte rupestre. Essa atividade proporciona uma experiência rica em conhecimento e tecnologia, permitindo que as crianças aprendam sobre a história de forma interativa. Habilidade BNCC: EF15TE01.

11. Criação de um Diário de Bordo

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram suas descobertas sobre a arte rupestre. Essa atividade incentiva a escrita e a reflexão, além de promover o desenvolvimento da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP03.

12. Desenho ao Ar Livre

Realizar uma atividade de desenho ao ar livre, onde os alunos podem se inspirar na natureza e criar suas próprias representações artísticas. Essa prática estimula a observação e a conexão com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15AR06.

13. Criação de Máscaras Rupestres

Os alunos podem criar máscaras inspiradas nas representações da arte rupestre. Essa atividade promove a expressão cultural e a criatividade, além de permitir que as crianças explorem diferentes materiais. Habilidade BNCC: EF15AR07.

14. Mapa Mental sobre a Pré-História

Os alunos podem elaborar um mapa mental sobre a pré-história e a arte rupestre, organizando informações de forma visual. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a organização do conhecimento. Habilidade BNCC: EF15CI01.

15. Música e Dança Inspiradas na Pré-História

Os alunos podem criar uma apresentação musical ou de dança inspirada na vida dos homens das cavernas. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, além de trabalhar a história de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15AR08.