15 Ideias de Atividades (BNCC) arte egípcia

1. Criação de Máscaras Egípcias

Os alunos podem criar suas próprias máscaras inspiradas nas famosas máscaras funerárias egípcias, como a de Tutancâmon. Utilizando papel machê ou cartolina, eles devem pesquisar sobre os elementos simbólicos das máscaras, como a cor e os adornos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

2. Pintura de Hieróglifos

Os estudantes podem aprender sobre a escrita egípcia ao reproduzir hieróglifos em papel ou em paredes de papelão. Eles podem criar frases simples e ilustrar o significado de cada símbolo. Essa atividade está alinhada com a habilidade de Língua Portuguesa da BNCC, que envolve a leitura e a produção de textos.

3. Construção de Pirâmides em Miniatura

Utilizando materiais recicláveis, como caixas de papelão, os alunos podem construir pirâmides em miniatura. Essa atividade pode ser complementada com uma pesquisa sobre a importância das pirâmides na cultura egípcia e suas funções. A habilidade BNCC relacionada é a de Ciências, que envolve a exploração de diferentes materiais e suas propriedades.

4. Dança Egípcia

Os alunos podem aprender uma dança tradicional egípcia, explorando os movimentos e a música típica da época. Essa atividade promove a expressão corporal e pode ser relacionada à habilidade de Educação Física da BNCC, que envolve a prática de diferentes modalidades de dança.

5. Criação de um Mapa do Antigo Egito

Os estudantes podem criar um mapa do Antigo Egito, destacando cidades, rios e monumentos importantes. Essa atividade pode ser integrada ao ensino de Geografia, alinhando-se à habilidade BNCC que envolve a leitura e a interpretação de mapas.

6. Estudo sobre Deuses Egípcios

Os alunos podem pesquisar sobre os principais deuses do Antigo Egito e criar um mural ilustrativo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade de História da BNCC, que envolve o estudo das culturas e das religiões antigas.

7. Confecção de Amuletos

Os estudantes podem criar amuletos egípcios utilizando argila ou outros materiais. Eles devem pesquisar sobre o significado de cada amuleto e sua importância na cultura egípcia. Essa atividade se relaciona à habilidade de Artes da BNCC, que envolve a criação e a apreciação de objetos artísticos.

8. Teatro de Sombras Egípcio

Os alunos podem encenar uma história do Antigo Egito utilizando teatro de sombras. Eles devem criar os personagens e cenários, explorando a narrativa e a interpretação. Essa atividade está alinhada à habilidade de Artes da BNCC, que envolve a dramatização e a criação de narrativas.

9. Criação de um Diário de Viagem ao Egito Antigo

Os estudantes podem escrever um diário fictício de uma viagem ao Egito Antigo, descrevendo suas experiências e descobertas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade de Língua Portuguesa da BNCC, que envolve a produção de textos narrativos.

10. Exposição de Arte Egípcia

Os alunos podem organizar uma exposição com as obras e atividades realizadas durante o projeto sobre arte egípcia. Eles devem apresentar suas criações e explicar o processo de elaboração. Essa atividade se relaciona à habilidade de Artes da BNCC, que envolve a apreciação e a divulgação de obras de arte.