15 Ideias de Atividades (BNCC) arca de Noé

15 Ideias de Atividades (BNCC) Arca de Noé

A atividade de contação de histórias sobre a Arca de Noé pode ser uma excelente forma de introduzir o tema. Os alunos podem ouvir a narrativa e, em seguida, discutir os valores de cooperação e respeito à diversidade. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP02, que envolve a interpretação de textos orais e escritos.

Outra ideia é a criação de maquetes da Arca de Noé. Os alunos podem trabalhar em grupos para construir uma maquete utilizando materiais recicláveis, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade atende à habilidade EF02MA12, que incentiva a resolução de problemas e a construção de representações.

Os alunos podem também desenvolver uma atividade de desenho, onde cada um ilustra um animal que estaria na Arca de Noé. Essa atividade estimula a expressão artística e a identificação de diferentes espécies, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e criação de obras de arte.

Uma dinâmica de grupo pode ser realizada, onde os alunos representam os animais da Arca de Noé e discutem como seria a convivência entre eles. Essa atividade promove a empatia e a compreensão das diferenças, relacionada à habilidade EF12CI04, que aborda a diversidade biológica e cultural.

Os alunos podem participar de uma atividade de pesquisa sobre os animais da Arca de Noé, buscando informações sobre cada espécie e suas características. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e análise, alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

Uma atividade de dramatização pode ser realizada, onde os alunos encenam a história da Arca de Noé. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que envolve a representação de histórias e personagens.

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro inspirado na Arca de Noé, onde cada casa do tabuleiro representa um desafio ou uma curiosidade sobre os animais. Essa atividade promove o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, alinhada à habilidade EF02MA13, que envolve a resolução de problemas em contextos lúdicos.

Uma atividade de música pode ser desenvolvida, onde os alunos criam uma canção sobre a Arca de Noé. Essa atividade estimula a criatividade musical e a colaboração, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que trata da criação e apreciação musical.

Os alunos podem participar de uma discussão em grupo sobre a importância da preservação ambiental, utilizando a história da Arca de Noé como ponto de partida. Essa atividade promove a reflexão crítica e a cidadania, relacionada à habilidade EF12CI05, que aborda a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Por fim, uma atividade de escrita pode ser proposta, onde os alunos escrevem uma carta para Noé, expressando suas opiniões sobre a história e a importância dos animais. Essa atividade desenvolve a escrita e a argumentação, alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos com diferentes finalidades.