15 Ideias de Atividades (BNCC) aquecimento global ensino fundamental

1. Debate sobre o Aquecimento Global

Organize um debate em sala de aula onde os alunos possam discutir as causas e consequências do aquecimento global. Divida a turma em grupos, atribuindo a cada um um papel específico, como cientistas, governantes ou cidadãos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, além de desenvolver habilidades de comunicação. Habilidade BNCC: EM13CNT101.

2. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre o aquecimento global, destacando suas causas, efeitos e formas de mitigação. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a pesquisa e a criatividade. Os cartazes podem ser expostos na escola para conscientizar a comunidade. Habilidade BNCC: EM13LP01.

3. Experimentos sobre Efeito Estufa

Realize experimentos simples que demonstrem o efeito estufa. Por exemplo, use garrafas plásticas para simular a atmosfera da Terra e medir a temperatura interna com e sem a presença de gases como o dióxido de carbono. Essa atividade prática ajuda os alunos a compreenderem conceitos científicos de forma lúdica. Habilidade BNCC: EM13CNT101.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando o que é o aquecimento global e suas consequências. Essa atividade estimula a pesquisa, o trabalho em equipe e o uso de tecnologias digitais. Os vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola. Habilidade BNCC: EM13LP02.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre o aquecimento global, utilizando plataformas digitais ou jogos de tabuleiro. Os alunos podem se dividir em equipes e competir para ver quem sabe mais sobre o tema. Essa atividade promove o aprendizado de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EM13LP03.

6. Visita a uma Área Verde

Organize uma visita a uma área verde local, como um parque ou reserva ambiental. Durante a visita, os alunos podem observar os efeitos do aquecimento global na flora e fauna. Após a visita, promova uma discussão sobre o que foi aprendido e como podem contribuir para a preservação ambiental. Habilidade BNCC: EM13CN01.

7. Pesquisa sobre Energias Renováveis

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre diferentes fontes de energia renováveis e como elas podem ajudar a combater o aquecimento global. A pesquisa pode ser apresentada em forma de seminário, onde cada grupo apresenta suas descobertas. Habilidade BNCC: EM13CNT102.

8. Criação de um Diário do Clima

Peça aos alunos que mantenham um diário do clima por um mês, registrando as temperaturas e condições climáticas diárias. Ao final do período, eles podem analisar as mudanças e discutir como o clima pode estar mudando devido ao aquecimento global. Habilidade BNCC: EM13CNT103.

9. Simulação de Conferência do Clima

Realize uma simulação de uma conferência do clima, onde os alunos representam diferentes países e discutem políticas para combater o aquecimento global. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de negociação e compreensão de diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EM13CN02.

10. Criação de um Blog sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, dicas e ações que podem ser feitas para combater o aquecimento global. Essa atividade incentiva a escrita criativa e o uso de plataformas digitais para disseminar conhecimento. Habilidade BNCC: EM13LP04.

11. Análise de Documentários

Exiba documentários sobre aquecimento global e promova uma discussão em sala de aula sobre os pontos abordados. Os alunos podem fazer anotações e apresentar suas opiniões sobre as soluções propostas. Habilidade BNCC: EM13LP05.

12. Criação de um Mapa Mental

Os alunos podem criar um mapa mental sobre o aquecimento global, relacionando suas causas, efeitos e soluções. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a criatividade. Habilidade BNCC: EM13LP06.

13. Plantio de Árvores

Organize uma atividade de plantio de árvores na escola ou em uma área comunitária. Os alunos podem aprender sobre a importância das árvores na mitigação do aquecimento global e se envolver em ações práticas de preservação ambiental. Habilidade BNCC: EM13CN03.

14. Discussão sobre Consumo Consciente

Promova uma discussão sobre consumo consciente e como as escolhas diárias impactam o aquecimento global. Os alunos podem criar uma lista de ações que podem adotar em suas vidas para reduzir sua pegada de carbono. Habilidade BNCC: EM13CN04.

15. Criação de uma Campanha de Conscientização

Os alunos podem desenvolver uma campanha de conscientização sobre o aquecimento global, utilizando diferentes mídias, como redes sociais, cartazes e vídeos. Essa atividade estimula a criatividade e o engajamento social. Habilidade BNCC: EM13LP07.