15 Ideias de Atividades (BNCC) anual para educação infantil

1. Contação de Histórias Interativa

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Para torná-la mais interativa, os professores podem utilizar fantoches, músicas e até mesmo a participação das crianças na narração. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas orais.

2. Jogos de Rimas e Sons

Os jogos de rimas e sons ajudam a desenvolver a consciência fonológica, essencial para a alfabetização. Os alunos podem criar rimas com palavras do cotidiano e participar de brincadeiras que envolvem sons de animais ou objetos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que trata da exploração de sons e rimas na língua portuguesa.

3. Atividades de Pintura com Tintas Naturais

Utilizar tintas feitas com ingredientes naturais, como frutas e vegetais, é uma maneira divertida de ensinar sobre cores e texturas. As crianças podem explorar a mistura de cores e criar suas próprias obras de arte. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística através de diferentes materiais.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas podem criar cenários e personagens, promovendo a criatividade e a empatia. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a exploração de diferentes papéis e situações sociais.

5. Experimentos Simples com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de líquidos e a observação de objetos que flutuam ou afundam, é uma forma de introduzir conceitos de ciências. As crianças podem fazer previsões e registrar suas observações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI02, que incentiva a investigação e a curiosidade científica.

6. Atividades de Jardinagem

Promover atividades de jardinagem permite que as crianças aprendam sobre o ciclo da vida e a importância das plantas. Elas podem plantar sementes, cuidar das plantas e observar seu crescimento. Essa atividade se conecta à habilidade EF15CI03, que aborda a relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

7. Criação de Músicas e Canções

Estimular as crianças a criar suas próprias músicas e canções é uma excelente maneira de desenvolver a criatividade e a expressão musical. Elas podem usar instrumentos simples e criar letras que reflitam suas experiências. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR02, que envolve a criação e a apreciação de diferentes formas de arte.

8. Atividades de Movimento e Dança

As atividades de movimento e dança são essenciais para o desenvolvimento motor e a coordenação das crianças. Os professores podem organizar uma aula de dança com músicas infantis, incentivando a expressão corporal. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15EF01, que promove a prática de atividades físicas e a valorização do corpo.

9. Jogos de Construção com Blocos

Os jogos de construção com blocos ajudam as crianças a desenvolver habilidades espaciais e de resolução de problemas. Elas podem trabalhar em grupo para criar estruturas e compartilhar suas ideias. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a exploração de formas e a construção de representações espaciais.

10. Atividades de Culinária Simples

Realizar atividades de culinária simples, como fazer biscoitos ou saladas de frutas, é uma forma divertida de ensinar sobre medidas e ingredientes. As crianças podem participar de todo o processo, desde a escolha dos ingredientes até a degustação. Essa atividade se conecta à habilidade EF15MA02, que aborda a noção de quantidade e a relação entre diferentes alimentos.