15 Ideias de Atividades (BNCC) anual de sociologia ensino médio

1. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate em sala de aula sobre os direitos humanos, abordando temas como igualdade, liberdade e justiça social. Os alunos podem ser divididos em grupos, cada um defendendo uma perspectiva diferente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EM13CHS101) que trata da análise crítica de temas sociais.

2. Análise de Documentários

Selecionar documentários que abordem questões sociais contemporâneas, como desigualdade, racismo e gênero. Após a exibição, os alunos devem elaborar uma resenha crítica, relacionando o conteúdo do documentário com teorias sociológicas estudadas. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EM13CHS102), que envolve a interpretação de diferentes fontes de informação.

3. Pesquisa de Campo

Realizar uma pesquisa de campo em comunidades locais para entender as dinâmicas sociais e culturais. Os alunos devem elaborar um relatório com suas observações e análises, promovendo a habilidade BNCC (EM13CHS103), que incentiva a investigação e a reflexão sobre a realidade social.

4. Criação de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre temas sociológicos relevantes, como a influência das redes sociais na sociedade. Essa atividade estimula a habilidade BNCC (EM13CHS104), que envolve a produção de diferentes gêneros textuais e a utilização de tecnologias digitais.

5. Estudo de Caso

Apresentar um estudo de caso sobre uma questão social específica, como a pobreza ou a violência urbana. Os alunos devem discutir as causas e consequências, relacionando com teorias sociológicas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EM13CHS105), que promove a análise crítica de situações sociais.

6. Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema sociológico, como a globalização ou a cultura de massa. Essa atividade ajuda a desenvolver a habilidade BNCC (EM13CHS106), que envolve a organização e a sistematização do conhecimento.

7. Simulação de Conferência

Realizar uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países discutindo um tema global, como as mudanças climáticas. Essa atividade promove a habilidade BNCC (EM13CHS107), que incentiva a argumentação e a defesa de pontos de vista.

8. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog para discutir temas sociológicos, publicando artigos, entrevistas e análises. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EM13CHS108), que envolve a produção de textos e a utilização de plataformas digitais.

9. Análise de Mídia

Os alunos devem analisar como a mídia representa diferentes grupos sociais, discutindo estereótipos e preconceitos. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EM13CHS109), que envolve a crítica à produção e consumo de informações.

10. Projeto de Ação Social

Desenvolver um projeto de ação social que vise solucionar um problema identificado na comunidade. Os alunos devem planejar, executar e avaliar o projeto, promovendo a habilidade BNCC (EM13CHS110), que incentiva a cidadania e o engajamento social.