15 Ideias de Atividades (BNCC) anual de inglês 6º ao 9º ano

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de vocabulário utilizando cartões. Os alunos devem criar cartões com palavras em inglês e suas traduções. Em seguida, eles podem jogar em duplas ou grupos, tentando adivinhar as palavras. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que foca no uso de vocabulário em contextos variados.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches onde representam diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da fala. Os alunos devem escrever os roteiros em inglês, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que enfatiza a produção de textos orais e escritos.

3. Entrevista em Inglês

Os alunos devem entrevistar uns aos outros em inglês, utilizando perguntas previamente elaboradas. Essa atividade promove a prática da conversação e a escuta ativa. A atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da compreensão e produção de diálogos em língua inglesa.

4. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog em inglês sobre um tema de interesse. Eles devem escrever postagens regulares, o que os ajuda a desenvolver habilidades de escrita e pesquisa. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP04, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

5. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de interpretação de papéis, onde devem atuar em situações do cotidiano, como fazer compras ou pedir comida em um restaurante. Essa atividade é excelente para praticar vocabulário e expressões idiomáticas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a interação em situações reais.

6. Música e Análise de Letras

Os alunos escolhem uma música em inglês e analisam a letra, discutindo seu significado e vocabulário. Essa atividade promove a compreensão auditiva e a análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que foca na interpretação de diferentes tipos de textos.

7. Debate em Inglês

Organizar um debate sobre um tema atual em inglês. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo suas habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP07, que trata da argumentação e do uso da língua em contextos formais.

8. Criação de Vídeos

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês sobre um tema específico, como cultura ou meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da fala, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que incentiva a produção de conteúdos audiovisuais.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas em inglês, onde os alunos devem responder a perguntas sobre gramática, vocabulário e cultura. Essa atividade promove a revisão de conteúdos e a interação entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP09, que foca na revisão e aplicação de conhecimentos.

10. Projeto de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre um tema de interesse, apresentando suas descobertas em inglês. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP10, que envolve a pesquisa e a produção de textos informativos.

11. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos em inglês, desenvolvendo narrativas e diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP11, que trata da produção de textos narrativos.

12. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que envolvam perguntas e respostas em inglês. Essa atividade promove a interação e a prática do idioma de forma lúdica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP12, que foca na aplicação de conhecimentos em contextos variados.

13. Apresentação de Projetos

Os alunos devem apresentar um projeto em inglês para a turma, utilizando recursos visuais. Essa atividade desenvolve habilidades de apresentação e comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP13, que trata da apresentação de ideias e projetos em língua inglesa.

14. Leitura de Livros em Inglês

Os alunos podem escolher livros em inglês para ler e discutir em sala de aula. Essa atividade promove a leitura e a interpretação de textos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP14, que foca na leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais.

15. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos em inglês sobre temas variados, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP15, que envolve a produção de textos informativos e criativos.