15 Ideias de Atividades (BNCC) anual de artes

1. Criação de Máscaras de Animais

Uma atividade divertida e educativa que envolve a criação de máscaras de animais utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Os alunos podem explorar a diversidade da fauna brasileira, aprendendo sobre as características de cada animal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a apreciação e a criação de obras de arte.

2. Pintura Coletiva em Grande Escala

Os alunos podem trabalhar juntos em uma grande tela ou papel kraft, utilizando pincéis, esponjas e até as mãos para criar uma obra de arte coletiva. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão individual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a experimentação de diferentes técnicas de pintura.

3. Montagem de um Mural Cultural

Os estudantes podem pesquisar e coletar informações sobre diferentes culturas e suas expressões artísticas. Em seguida, devem criar um mural que represente essas culturas através de desenhos, colagens e textos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a valorização da diversidade cultural.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches utilizando materiais simples e, posteriormente, elaborar uma pequena peça teatral. Essa atividade promove a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a criação e a interpretação de histórias.

5. Oficina de Fotografia Artística

Os alunos podem ser introduzidos ao mundo da fotografia, aprendendo sobre composição, luz e ângulos. A atividade pode culminar em uma exposição das melhores fotos, promovendo a apreciação da arte fotográfica. Essa proposta está alinhada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a exploração de diferentes linguagens artísticas.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, criando personagens e enredos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR06, que propõe a produção de narrativas em diferentes formatos.

7. Dança e Movimento

Os alunos podem explorar diferentes estilos de dança, criando coreografias que expressem sentimentos e histórias. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR07, que aborda a apreciação e a prática de danças de diferentes culturas.

8. Criação de Instrumentos Musicais

Os estudantes podem utilizar materiais recicláveis para criar seus próprios instrumentos musicais. Após a confecção, podem formar uma banda e explorar ritmos e melodias. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR08, que incentiva a experimentação sonora e musical.

9. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem estudar e analisar obras de artistas famosos, discutindo técnicas, estilos e significados. Essa atividade promove a crítica e a apreciação da arte, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR09, que propõe a reflexão sobre a produção artística.

10. Criação de um Livro de Arte

Os estudantes podem compilar suas obras e criações em um livro de arte, incluindo textos explicativos sobre cada peça. Essa atividade estimula a organização e a apresentação de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que envolve a produção e a divulgação de trabalhos artísticos.