15 Ideias de Atividades (BNCC) animais vertebrados e invertebrados 2º ano

1. Criação de Cartazes sobre Animais Vertebrados e Invertebrados

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar e criar cartazes informativos sobre diferentes espécies de animais vertebrados e invertebrados. Eles podem incluir imagens, características, habitat e alimentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a identificação e classificação de seres vivos.

2. Jogo de Memória com Animais

Os alunos podem criar um jogo de memória utilizando cartões com imagens de animais vertebrados e invertebrados. Cada par deve conter a imagem do animal e seu nome. Essa atividade estimula a memorização e a identificação das características dos animais, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que envolve a observação e descrição de seres vivos.

3. Pesquisa sobre Habitat dos Animais

Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre os habitats de diferentes animais vertebrados e invertebrados. Eles podem apresentar suas descobertas em um mural ou apresentação. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI03, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.

4. Criação de um Livro de Animais

Nesta atividade, os alunos podem criar um livro ilustrado com informações sobre animais vertebrados e invertebrados. Cada aluno pode escolher um animal para pesquisar e ilustrar, promovendo a criatividade e o conhecimento sobre a diversidade animal. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a produção de textos informativos.

5. Teatro de Fantoches sobre Animais

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde representam diferentes animais vertebrados e invertebrados. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o conhecimento sobre as características de cada grupo de animais. Está alinhada à habilidade BNCC EF02CI05, que aborda a comunicação e a expressão artística.

6. Experiência com Animais de Estimação

Os alunos podem trazer informações sobre seus animais de estimação, classificando-os como vertebrados ou invertebrados. Eles devem compartilhar detalhes sobre os cuidados necessários e o habitat desses animais. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI06, que trata da observação e cuidado com os seres vivos.

7. Visita a um Zoológico ou Aquário

Organizar uma visita a um zoológico ou aquário pode ser uma excelente forma de observar animais vertebrados e invertebrados em seu habitat. Os alunos devem fazer anotações sobre os animais que encontrarem e apresentar suas observações em sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI07, que envolve a observação direta da biodiversidade.

8. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem manter um diário de campo onde registram suas observações sobre animais vertebrados e invertebrados que encontram em passeios ou em casa. Eles devem incluir desenhos e descrições, promovendo a observação e a reflexão. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02CI08, que trata da documentação de experiências e observações.

9. Jogo de Classificação de Animais

Os alunos podem participar de um jogo em que precisam classificar diferentes animais como vertebrados ou invertebrados. O professor pode utilizar cartões ou imagens para facilitar a atividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI09, que envolve a classificação de seres vivos com base em suas características.

10. Debate sobre a Importância dos Animais

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância dos animais vertebrados e invertebrados para o meio ambiente e para a vida humana. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI10, que trata da discussão sobre a preservação da biodiversidade.