15 Ideias de Atividades (BNCC) animais vertebrados e invertebrados 1º ano

1. Criação de Cartazes sobre Vertebrados e Invertebrados

Nesta atividade, os alunos poderão criar cartazes ilustrativos que representem diferentes grupos de animais vertebrados e invertebrados. Os alunos devem pesquisar sobre características, habitat e exemplos de cada grupo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a identificação e classificação de seres vivos.

2. Jogo da Memória com Animais

Os alunos podem participar de um jogo da memória utilizando cartas que apresentam imagens de animais vertebrados e invertebrados. Cada par de cartas deve conter a imagem do animal e seu nome. Essa atividade estimula a memória e o reconhecimento dos grupos de animais, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que envolve a observação e descrição de características dos seres vivos.

3. Pesquisa de Campo sobre Animais

Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo em um parque ou zoológico, observando e registrando animais vertebrados e invertebrados. Eles devem anotar características como o tipo de alimentação, habitat e comportamento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI03, que incentiva a investigação e a coleta de dados sobre o meio ambiente.

4. Criação de um Livro de Animais

Os alunos podem criar um livro ilustrado sobre animais vertebrados e invertebrados. Cada página deve conter informações sobre um animal específico, incluindo sua classificação, habitat e curiosidades. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI04, que trata da produção de textos informativos.

5. Teatro de Fantoches com Animais

Os alunos podem desenvolver uma peça de teatro de fantoches onde cada fantoche representa um animal vertebrado ou invertebrado. Eles devem pesquisar sobre o animal que estão representando e apresentar informações ao público. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02AR01, que envolve a expressão artística e a comunicação.

6. Classificação de Animais em Grupos

Os alunos podem participar de uma atividade em que classifiquem imagens de animais em grupos de vertebrados e invertebrados. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo discussões sobre as características que diferenciam os grupos. A habilidade BNCC EF02CI02 é aplicada aqui, incentivando a observação e a classificação.

7. Criação de um Mapa Mental

Os alunos podem criar um mapa mental que organize informações sobre os diferentes tipos de vertebrados e invertebrados. Eles devem incluir exemplos, características e habitats. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI01, que aborda a organização do conhecimento sobre os seres vivos.

8. Experiência com Animais de Estimação

Os alunos podem trazer informações sobre seus animais de estimação, classificando-os como vertebrados ou invertebrados. Eles devem apresentar aos colegas as características e cuidados necessários para cada tipo de animal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a observação e o cuidado com os seres vivos.

9. Desenho de Animais em Diferentes Ambientes

Os alunos podem desenhar animais vertebrados e invertebrados em seus habitats naturais. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos ambientes em que esses animais vivem, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI01, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

10. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre vertebrados e invertebrados. O jogo pode incluir perguntas e desafios relacionados às características dos animais. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF02CI02, que envolve a exploração e o conhecimento sobre a diversidade da vida.