15 Ideias de Atividades (BNCC) animais vertebrados

1. Criação de Cartazes sobre Animais Vertebrados

Nesta atividade, os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes grupos de animais vertebrados, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Os cartazes devem incluir informações sobre características, habitat, alimentação e curiosidades de cada grupo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a classificação dos seres vivos.

2. Jogo de Memória com Animais Vertebrados

Os alunos podem participar de um jogo de memória utilizando cartas que apresentam imagens de diferentes animais vertebrados e suas características. O objetivo é que os alunos associem as imagens às informações corretas, promovendo o aprendizado lúdico. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI02, que envolve a identificação de características dos seres vivos.

3. Pesquisa sobre Animais em Extinção

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre animais vertebrados que estão em risco de extinção. Eles devem apresentar dados sobre o habitat, ameaças e ações de conservação. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15CI03, que trata da importância da preservação da biodiversidade.

4. Criação de um Diário de Campo

Os alunos podem criar um diário de campo onde registram observações sobre animais vertebrados que encontram em passeios ou em suas casas. Eles devem descrever o comportamento, habitat e alimentação dos animais observados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI04, que incentiva a observação e registro de fenômenos naturais.

5. Teatro de Fantoches sobre Ciclo de Vida

Os alunos podem criar um teatro de fantoches que represente o ciclo de vida de um animal vertebrado, como a rã ou a borboleta. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de abordar a habilidade BNCC EF15CI05, que explora as fases do desenvolvimento dos seres vivos.

6. Debate sobre Habitat dos Animais Vertebrados

Organizar um debate em sala de aula sobre os diferentes habitats dos animais vertebrados e como esses ambientes afetam a vida dos animais. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos sobre a importância de cada habitat. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15CI06, que discute a relação entre os seres vivos e o ambiente.

7. Montagem de um Aquário ou Terrário

Os alunos podem montar um aquário ou terrário que represente o habitat de um animal vertebrado, como peixes ou répteis. Eles devem pesquisar sobre as condições necessárias para a sobrevivência dos animais escolhidos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15CI07, que envolve a compreensão das necessidades dos seres vivos.

8. Criação de um Quiz Interativo

Os alunos podem desenvolver um quiz interativo sobre animais vertebrados, utilizando plataformas digitais. Eles devem formular perguntas sobre características, habitats e curiosidades dos animais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI08, que incentiva a pesquisa e a utilização de tecnologias digitais.

9. Estudo de Caso: Animais Vertebrados em Diferentes Culturas

Os alunos podem investigar como diferentes culturas representam e interagem com animais vertebrados. Eles podem apresentar suas descobertas em forma de apresentação oral ou escrita. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15CI09, que explora a diversidade cultural e suas relações com a natureza.

10. Criação de um Documentário sobre Animais Vertebrados

Os alunos podem produzir um documentário curto sobre um animal vertebrado de sua escolha, abordando suas características, habitat e ameaças. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI10, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.