15 Ideias de Atividades (BNCC) animais aquáticos educação infantil

1. Criação de Máscaras de Animais Aquáticos

Nesta atividade, os alunos poderão criar máscaras de diferentes animais aquáticos, como peixes, golfinhos e tubarões. Os professores podem fornecer materiais como papel colorido, tesoura, cola e elásticos. Os alunos devem pesquisar sobre o animal escolhido e apresentar suas características para a turma. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a expressão artística e a pesquisa sobre a fauna.

2. Jogo da Memória com Animais Aquáticos

O jogo da memória é uma excelente forma de trabalhar a memória e o reconhecimento dos animais aquáticos. Os professores podem criar cartas com imagens e nomes dos animais, e os alunos devem encontrar os pares. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura e a escrita de palavras e nomes de forma lúdica.

3. Contação de Histórias sobre o Fundo do Mar

Os professores podem selecionar livros ou histórias que falem sobre a vida marinha e contá-las para os alunos. Após a contação, os alunos podem discutir sobre os animais mencionados e suas características. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que incentiva a escuta e a interpretação de narrativas.

4. Desenho Livre de Animais Marinhos

Os alunos podem ser incentivados a desenhar seus animais aquáticos favoritos. Os professores podem fornecer papel e lápis de cor, e os alunos devem apresentar seus desenhos para a turma, explicando por que escolheram aquele animal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação artística e a expressão pessoal.

5. Experiência Científica com Água e Areia

Os alunos podem realizar uma experiência simples que envolve água e areia para entender como os habitats aquáticos funcionam. Os professores podem explicar sobre a importância da água para os animais aquáticos e como a areia se relaciona com o fundo do mar. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e a experimentação.

6. Mapa dos Oceanos e Seus Animais

Nesta atividade, os alunos podem criar um mapa dos oceanos, marcando onde vivem os diferentes animais aquáticos. Os professores podem fornecer informações sobre as regiões e os animais que habitam cada uma delas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15GE01, que envolve a compreensão do espaço geográfico e a localização de diferentes seres vivos.

7. Música e Dança dos Animais do Mar

Os professores podem ensinar músicas e danças que falem sobre animais aquáticos. Os alunos podem criar suas próprias coreografias inspiradas nos movimentos dos animais do mar. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a expressão corporal e a apreciação musical.

8. Construção de um Aquário em Sala de Aula

Os alunos podem trabalhar em grupo para construir um aquário em miniatura utilizando materiais recicláveis. Eles devem pesquisar sobre os animais que habitam um aquário e apresentar suas descobertas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que aborda a pesquisa e a construção de conhecimento sobre ecossistemas.

9. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Animais Aquáticos

Os professores podem organizar um jogo de perguntas e respostas sobre animais aquáticos, onde os alunos devem responder a perguntas sobre características, habitat e alimentação desses animais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção e a interpretação de informações.

10. Criação de um Livro Coletivo sobre Animais Aquáticos

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um escreve sobre um animal aquático de sua escolha. Os professores podem ajudar na organização e na ilustração do livro. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção textual e a colaboração em grupo.