15 Ideias de Atividades (BNCC) análise combinatória

1. Jogo de Cartas com Combinações

Utilize um baralho de cartas para ensinar análise combinatória. Os alunos podem formar diferentes combinações de cartas e calcular quantas combinações distintas podem ser feitas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06MA12, que envolve a análise de combinações e permutações.

2. Criação de Grupos

Proponha que os alunos formem grupos de trabalho com diferentes combinações de integrantes. Eles devem calcular quantas formas diferentes existem para formar grupos de 3 a partir de uma turma de 10 alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06MA12, promovendo a prática de combinações.

3. Montagem de Sequências

Os alunos devem criar sequências de cores utilizando fichas coloridas. Cada sequência deve ter 4 cores diferentes, e eles devem calcular quantas sequências distintas podem ser formadas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06MA12, incentivando a exploração de permutações.

4. Desafio das Senhas

Proponha um desafio onde os alunos devem criar senhas utilizando letras e números. Eles devem calcular quantas senhas diferentes podem ser criadas com 4 caracteres, sendo 2 letras e 2 números. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06MA12, abordando a análise de combinações e permutações.

5. Loteria de Números

Simule um jogo de loteria onde os alunos precisam escolher 6 números de um total de 50. Eles devem calcular quantas combinações diferentes podem ser feitas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06MA12, promovendo a compreensão de combinações em situações práticas.

6. Criação de Cardápios

Os alunos devem criar um cardápio com diferentes opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Eles devem calcular quantas combinações de cardápios podem ser feitas com 3 opções de cada categoria. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06MA12, explorando a combinação de diferentes elementos.

7. Análise de Resultados de Jogos

Proponha que os alunos analisem os resultados de um torneio esportivo, calculando quantas combinações de partidas podem ocorrer entre diferentes equipes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06MA12, promovendo a aplicação da análise combinatória em contextos reais.

8. Criação de Senhas com Restrições

Os alunos devem criar senhas que sigam determinadas regras, como incluir pelo menos uma letra maiúscula e um número. Eles devem calcular quantas senhas válidas podem ser formadas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06MA12, abordando a combinação com restrições.

9. Jogo de Dados

Utilize dados para ensinar análise combinatória. Os alunos devem calcular as diferentes combinações de resultados ao lançar dois dados. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06MA12, promovendo a prática de combinações em jogos.

10. Planejamento de Viagens

Os alunos devem planejar uma viagem, escolhendo diferentes destinos, meios de transporte e atividades. Eles devem calcular quantas combinações de planos de viagem podem ser feitas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06MA12, incentivando a aplicação da análise combinatória em situações cotidianas.