15 Ideias de Atividades (BNCC) aluno surdo

1. Contação de Histórias com Libras

A contação de histórias é uma atividade rica que pode ser adaptada para alunos surdos. Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para narrar histórias estimula a imaginação e a compreensão. Os alunos podem participar ativamente, fazendo sinais e expressões que representem os personagens e a trama. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção e interpretação de narrativas.

2. Jogos de Memória com Sinais

Os jogos de memória são uma excelente maneira de ensinar vocabulário em Libras. Crie cartões com imagens de objetos e seus respectivos sinais. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o aprendizado de forma lúdica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que enfatiza a ampliação do vocabulário e o uso de diferentes formas de comunicação.

3. Atividades de Artes Visuais

Incorporar atividades de artes visuais, como pintura e colagem, permite que os alunos expressem suas emoções e ideias. Os professores podem solicitar que os alunos criem obras que representem suas experiências, utilizando Libras para descrever suas criações. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a apreciação das artes.

4. Teatro em Libras

O teatro é uma forma poderosa de expressão e pode ser adaptado para alunos surdos. Organize uma peça onde os alunos atuem utilizando Libras, permitindo que eles explorem a linguagem de forma criativa. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação e a apreciação de produções teatrais.

5. Músicas com Sinais

Ensinar músicas utilizando Libras é uma forma divertida de engajar os alunos. Escolha músicas populares e crie uma coreografia que inclua sinais. Essa atividade ajuda a desenvolver a memória e a coordenação motora, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que aborda a relação entre música e movimento.

6. Leitura de Livros Ilustrados

Utilizar livros ilustrados para leitura em grupo é uma excelente forma de promover a inclusão. Os alunos podem interagir com as imagens e discutir as histórias em Libras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que enfatiza a leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

7. Criação de Quadrinhos em Libras

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, além de promover a prática da escrita. Está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

8. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples e explicar os resultados em Libras é uma forma eficaz de ensinar ciências. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e a comunicação. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a investigação e a experimentação em ciências.

9. Atividades de Matemática com Manipulativos

Utilizar materiais manipulativos para ensinar matemática é uma abordagem prática e visual. Os alunos podem usar objetos para representar operações matemáticas, explicando seus raciocínios em Libras. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF15MA01, que enfatiza a resolução de problemas matemáticos.

10. Passeios Educativos

Organizar passeios educativos para museus ou parques é uma ótima maneira de proporcionar aprendizado fora da sala de aula. Durante o passeio, os alunos podem fazer anotações e discutir suas observações em Libras. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a importância da educação física e da vivência em diferentes ambientes.