15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentos saudáveis educação infantil

1. Oficina de Frutas Coloridas

Os alunos podem participar de uma oficina onde irão explorar diferentes frutas, suas cores, texturas e sabores. A atividade pode incluir a criação de um mural com as frutas, onde cada criança traz uma fruta de casa, e todos podem experimentar. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a valorização da diversidade cultural e alimentar.

2. Jogo da Memória dos Alimentos Saudáveis

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens de alimentos saudáveis e suas respectivas classificações (frutas, verduras, grãos, etc.). As crianças devem encontrar os pares e, ao mesmo tempo, aprender sobre a importância de cada grupo alimentar. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que trata do reconhecimento e valorização dos alimentos.

3. Plantando uma Horta

Levar as crianças para plantar uma horta na escola é uma excelente forma de ensinar sobre alimentos saudáveis. Elas podem aprender sobre o ciclo de vida das plantas, a importância da agricultura e como cultivar seus próprios alimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e experimentação no ambiente natural.

4. Contação de Histórias sobre Alimentação

Realizar sessões de contação de histórias que abordem temas relacionados à alimentação saudável. As histórias podem incluir personagens que fazem escolhas saudáveis e os benefícios disso. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

5. Criação de Receitas Saudáveis

As crianças podem participar da criação de receitas saudáveis utilizando ingredientes que aprenderam a conhecer. Elas podem desenhar e escrever suas receitas, promovendo a criatividade e o aprendizado sobre nutrição. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EF15LP04, que trata da produção de textos e receitas.

6. Desenho e Pintura de Alimentos

Propor uma atividade de desenho e pintura onde as crianças devem representar seus alimentos saudáveis favoritos. Essa atividade estimula a expressão artística e o reconhecimento dos alimentos. A habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação e produção de artes visuais, está contemplada aqui.

7. Teatro de Fantoches sobre Alimentação

As crianças podem criar um teatro de fantoches onde encenam histórias sobre a importância de comer alimentos saudáveis. Essa atividade promove a criatividade e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção e interpretação de textos orais e escritos.

8. Experiência Sensorial com Alimentos

Organizar uma atividade onde as crianças possam tocar, cheirar e provar diferentes alimentos saudáveis. Essa experiência sensorial ajuda a desenvolver o paladar e a curiosidade sobre a alimentação. A habilidade BNCC EF15CI02, que trata da exploração de diferentes materiais e sensações, é contemplada nessa atividade.

9. Mapa dos Alimentos Saudáveis

As crianças podem criar um mapa que mostre de onde vêm os alimentos saudáveis que consomem. Essa atividade pode incluir pesquisa e apresentação, promovendo o aprendizado sobre geografia e nutrição. A habilidade BNCC EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas, está presente aqui.

10. Desafio do Alimento Saudável

Realizar um desafio onde cada criança deve trazer um alimento saudável e explicar por que ele é importante para a saúde. Essa atividade estimula o aprendizado e a troca de informações entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que trata da argumentação e do debate.