15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável maternal

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Promova uma oficina onde as crianças possam criar suas próprias receitas saudáveis. Utilize ingredientes como frutas, legumes e grãos integrais. As crianças podem trabalhar em grupos, desenvolvendo habilidades de colaboração e criatividade. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade da BNCC EF15LP02, que aborda a produção de textos e a organização de ideias.

2. Jogo da Alimentação Balanceada

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam montar um prato saudável, escolhendo os alimentos corretos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15CI01 da BNCC, que trata da importância da alimentação equilibrada para a saúde. Os alunos podem aprender sobre as porções adequadas e a variedade de alimentos.

3. Visita a uma Feira Livre

Organize uma visita a uma feira livre local, onde as crianças possam conhecer diferentes tipos de frutas e verduras. Durante a visita, incentive-as a interagir com os vendedores e a aprender sobre a origem dos alimentos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15CI02, que aborda a relação entre alimentação e saúde.

4. Criação de um Jardim de Ervas

Incentive os alunos a criar um pequeno jardim de ervas na escola. Essa atividade não só ensina sobre o cultivo de alimentos, mas também sobre a importância das ervas na culinária saudável. Relacione essa atividade com a habilidade EF15CI03, que fala sobre a produção de alimentos e o respeito ao meio ambiente.

5. Montagem de um Painel de Alimentos

Peça aos alunos que montem um painel com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Essa atividade pode ajudar a desenvolver o olhar crítico das crianças sobre suas escolhas alimentares. A habilidade EF15LP03 da BNCC pode ser utilizada aqui, abordando a interpretação de imagens e a produção de conhecimento.

6. Contação de Histórias sobre Alimentação

Realize sessões de contação de histórias que abordem a importância da alimentação saudável. Utilize livros que falem sobre frutas, vegetais e hábitos saudáveis. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de textos.

7. Desafio do Lanche Saudável

Proponha um desafio onde cada aluno deve trazer um lanche saudável para compartilhar com os colegas. Ao final, faça uma roda de conversa sobre as escolhas feitas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15LP05, que aborda a produção de textos orais e a argumentação.

8. Experiência Sensorial com Alimentos

Crie uma atividade onde as crianças possam tocar, cheirar e provar diferentes alimentos. Essa experiência sensorial pode ser muito rica e ajudar os alunos a desenvolverem suas preferências alimentares. Relacione essa atividade com a habilidade EF15CI04, que fala sobre a percepção sensorial e a alimentação.

9. Mapa da Alimentação Saudável

Desenvolva um mapa onde os alunos possam identificar os alimentos saudáveis que consomem e os que gostariam de experimentar. Essa atividade pode ser ligada à habilidade EF15LP06, que trata da organização de informações e do uso de mapas e gráficos.

10. Criação de uma Canção sobre Alimentação

Incentive os alunos a criar uma canção ou uma rima que fale sobre a importância de comer bem. Essa atividade pode ser divertida e educativa, promovendo a expressão artística. Relacione com a habilidade EF15AR01, que aborda a criação artística e a expressão cultural.