15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável educação infantil creche

1. Oficina de Frutas Coloridas

Proponha uma atividade onde as crianças possam explorar diferentes frutas, suas cores e texturas. Utilize a habilidade BNCC EI03CG03, que aborda a exploração de diferentes alimentos. As crianças podem criar uma salada de frutas, aprendendo sobre a importância de cada fruta para a saúde e a variedade de nutrientes que elas oferecem.

2. Jogo da Memória Alimentar

Crie um jogo da memória utilizando imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03EF01, que incentiva a identificação de hábitos saudáveis. As crianças devem encontrar os pares e discutir quais alimentos são saudáveis e quais devem ser consumidos com moderação.

3. Plantio de Ervas Aromáticas

Leve as crianças para plantar ervas aromáticas, como manjericão e salsinha. Essa atividade está alinhada com a habilidade EI03TS03, que envolve o cuidado com o meio ambiente. Além de aprender sobre cultivo, as crianças podem entender a importância das ervas na alimentação saudável.

4. Criação de um Cardápio Saudável

As crianças podem criar um cardápio saudável para um dia da semana. Relacione essa atividade com a habilidade EI03CN04, que aborda a organização e planejamento. Elas devem escolher alimentos de diferentes grupos alimentares e justificar suas escolhas, promovendo a reflexão sobre alimentação equilibrada.

5. A História da Alimentação

Conte a história da alimentação saudável através de uma narrativa interativa. Utilize a habilidade EI03LP01, que incentiva a escuta e a interpretação de histórias. As crianças podem participar da história, representando diferentes alimentos e suas origens, promovendo o conhecimento cultural e nutricional.

6. Experiência Sensorial com Alimentos

Realize uma atividade sensorial onde as crianças possam tocar, cheirar e provar diferentes alimentos. Essa atividade se conecta à habilidade EI03CG02, que envolve a exploração de diferentes texturas e sabores. As crianças podem descrever suas experiências e preferências, promovendo a diversidade alimentar.

7. Mapa dos Alimentos

Crie um mapa dos alimentos onde as crianças possam identificar de onde vêm os alimentos que consomem. Relacione essa atividade com a habilidade EI03CN03, que aborda a localização e a origem dos alimentos. As crianças podem desenhar ou colar imagens de alimentos em seus locais de origem, promovendo a consciência sobre a alimentação local.

8. Teatro de Fantoches sobre Alimentação

Utilize fantoches para encenar uma história sobre a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade está alinhada com a habilidade EI03LP02, que envolve a expressão e a criação de narrativas. As crianças podem criar seus próprios fantoches e participar da encenação, promovendo a criatividade e a comunicação.

9. Experiência de Culinária

Realize uma atividade de culinária onde as crianças possam preparar um lanche saudável. Relacione essa atividade com a habilidade EI03EF02, que envolve a prática de hábitos saudáveis. As crianças podem aprender sobre medidas, ingredientes e a importância de uma alimentação equilibrada enquanto se divertem na cozinha.

10. Desenho do Alimento Favorito

Peça para as crianças desenharem seu alimento saudável favorito e apresentarem para a turma. Essa atividade se conecta à habilidade EI03AR01, que envolve a expressão artística. As crianças podem compartilhar o que aprenderam sobre seus alimentos, promovendo o respeito e a valorização das escolhas alimentares.