15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável na educação infantil

1. Oficina de Frutas Coloridas

Organizar uma oficina onde as crianças possam explorar diferentes frutas, suas cores, texturas e sabores. As crianças podem criar um mural de frutas, colando imagens ou desenhando as frutas que mais gostam. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a exploração de diferentes gêneros textuais e a produção de textos.

2. Jogo da Alimentação Saudável

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde as crianças precisam montar um prato saudável, escolhendo entre diferentes grupos alimentares. Essa atividade promove a compreensão sobre a pirâmide alimentar e está relacionada à habilidade EF15CI01, que trata sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

3. Plantando uma Horta

Iniciar um projeto de horta na escola, onde as crianças podem plantar e cuidar de vegetais e ervas. Essa atividade ensina sobre o ciclo de vida das plantas e a importância de consumir alimentos frescos, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que envolve a observação e o cuidado com o meio ambiente.

4. Contação de Histórias sobre Alimentação

Realizar sessões de contação de histórias que abordem temas relacionados à alimentação saudável. As histórias podem incluir personagens que fazem escolhas alimentares saudáveis, estimulando a reflexão das crianças. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15LP02, que envolve a interpretação de textos e a produção de narrativas.

5. Experiência Sensorial com Alimentos

Propor uma atividade onde as crianças possam tocar, cheirar e provar diferentes alimentos. Essa experiência sensorial ajuda a desenvolver o paladar e a curiosidade sobre novos sabores, alinhando-se à habilidade EF15CI03, que trata da exploração dos sentidos.

6. Criação de Receitas Saudáveis

As crianças podem criar suas próprias receitas saudáveis, desenhando e escrevendo os ingredientes e o modo de preparo. Essa atividade estimula a criatividade e o interesse pela culinária, relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos informativos.

7. Mapa da Alimentação Saudável

Elaborar um mapa onde as crianças possam identificar e marcar os alimentos que consomem diariamente. Essa atividade ajuda a visualizar a variedade de alimentos e a importância de uma dieta equilibrada, alinhando-se à habilidade EF15CI04, que trata da análise de hábitos alimentares.

8. Desafio do Prato Saudável

Realizar um desafio em que as crianças devem montar um prato saudável utilizando recortes de revistas. Essa atividade promove a discussão sobre as escolhas alimentares e está relacionada à habilidade EF15CI05, que envolve a reflexão sobre hábitos de vida saudáveis.

9. Música e Dança sobre Alimentos

Criar uma música ou dança que fale sobre alimentos saudáveis. As crianças podem apresentar suas criações, promovendo a expressão artística e a conscientização sobre a alimentação, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção artística.

10. Visita a um Mercado ou Feira

Organizar uma visita a um mercado ou feira local, onde as crianças possam conhecer diferentes alimentos e conversar com os vendedores. Essa atividade proporciona uma experiência prática e está relacionada à habilidade EF15CI06, que envolve a valorização da cultura alimentar local.