15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável para educação infantil

1. Oficina de Frutas Coloridas

As crianças podem participar de uma oficina onde irão criar um mural com frutas de diferentes cores. Essa atividade estimula a criatividade e ensina sobre a importância de consumir alimentos variados. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo da Memória Alimentar

Crie um jogo da memória utilizando cartões com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. As crianças devem encontrar os pares e discutir as características de cada alimento. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Plantio de Horta

Organize uma atividade de plantio de uma horta na escola. As crianças podem aprender sobre o cultivo de vegetais e a importância da alimentação saudável. Habilidade BNCC: EF15CI01.

4. Contação de Histórias sobre Alimentação

Realize sessões de contação de histórias que abordem temas de alimentação saudável. Isso ajuda a desenvolver a linguagem e a consciência alimentar das crianças. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Desenho de Alimentos Saudáveis

Peça para as crianças desenharem seus alimentos saudáveis favoritos. Depois, elas podem apresentar seus desenhos e explicar por que escolheram aqueles alimentos. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Experiência Sensorial com Alimentos

Proporcione uma atividade onde as crianças possam tocar, cheirar e até mesmo provar diferentes alimentos saudáveis. Essa experiência sensorial é fundamental para o desenvolvimento do paladar. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Música e Dança sobre Alimentação

Crie uma música ou dança que fale sobre a importância de comer bem. As crianças podem participar ativamente, ajudando a compor a letra e a coreografia. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Montagem de Pratos Saudáveis

Organize uma atividade onde as crianças possam montar seus próprios pratos utilizando alimentos saudáveis. Isso ensina sobre a combinação de nutrientes e a importância de uma alimentação balanceada. Habilidade BNCC: EF15CI03.

9. Visita a um Mercado ou Feira

Promova uma visita a um mercado ou feira local. As crianças poderão conhecer diferentes tipos de alimentos e aprender sobre a origem dos produtos. Habilidade BNCC: EF15CI04.

10. Criação de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes educativos sobre alimentação saudável, que podem ser expostos na escola. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP04.

11. Receitas Saudáveis em Grupo

Divida as crianças em grupos e peça que cada um crie uma receita saudável. Depois, elas podem compartilhar suas receitas com a turma, promovendo a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Jogo de Adivinhação de Alimentos

Realize um jogo de adivinhação onde as crianças devem identificar alimentos saudáveis apenas pelo toque ou cheiro. Essa atividade é divertida e educativa. Habilidade BNCC: EF15CI05.

13. Debate sobre Alimentação

Promova um debate simples sobre os benefícios de uma alimentação saudável. As crianças podem expressar suas opiniões e aprender a respeitar as ideias dos colegas. Habilidade BNCC: EF15LP06.

14. Criação de um Diário Alimentar

Incentive as crianças a manter um diário alimentar por uma semana, registrando o que comeram. Isso ajuda a desenvolver a consciência sobre suas escolhas alimentares. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Experiência de Culinária

Realize uma atividade de culinária onde as crianças possam preparar um lanche saudável. Essa experiência prática é fundamental para o aprendizado sobre alimentação. Habilidade BNCC: EF15CI06.