15 Ideias de Atividades (BNCC) alimentação saudável 1º ano

1. Montando um Prato Colorido

Os alunos poderão criar um prato saudável utilizando recortes de alimentos de revistas ou impressos. Essa atividade estimula a criatividade e o conhecimento sobre a importância de uma alimentação balanceada. As habilidades da BNCC relacionadas são: EF15LP01 e EF15LP02, que abordam a produção de textos e a leitura de diferentes suportes.

2. Jogo da Memória dos Alimentos

Crie um jogo da memória com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis. Os alunos devem encontrar os pares e discutir as características de cada alimento. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP03, que envolve a interação e a construção de conhecimento em grupo.

3. Roda de Conversa sobre Alimentação

Promova uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas experiências com alimentos saudáveis. Essa atividade pode ser registrada em um mural. As habilidades BNCC relacionadas são EF15LP04 e EF15LP05, que tratam da oralidade e da produção de textos coletivos.

4. Criação de um Cardápio Semanal

Os alunos devem elaborar um cardápio saudável para a semana, incluindo café da manhã, almoço e jantar. Essa atividade promove a autonomia e o planejamento alimentar, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a organização de informações.

5. Experiência com Frutas e Legumes

Realize uma atividade de degustação de frutas e legumes, onde os alunos podem experimentar novos sabores. Após a degustação, eles podem desenhar ou escrever sobre o que mais gostaram. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP07, que aborda a descrição de experiências.

6. Desenho do Alimento Favorito

Pede-se aos alunos que desenhem seu alimento saudável favorito e expliquem por que o escolheram. Essa atividade estimula a expressão artística e a reflexão sobre hábitos alimentares, alinhando-se à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos visuais.

7. Visita a um Mercado ou Feira

Organize uma visita a um mercado ou feira local, onde os alunos possam observar e interagir com diferentes tipos de alimentos. Após a visita, eles podem criar um diário de bordo. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP09, que envolve a observação e a descrição de ambientes.

8. Mapa dos Alimentos

Os alunos podem criar um mapa que mostre de onde vêm os alimentos que consomem. Essa atividade promove a consciência sobre a origem dos alimentos e está relacionada à habilidade EF15LP10, que aborda a pesquisa e a organização de informações geográficas.

9. Teatro de Fantoches sobre Alimentação

Os alunos podem criar uma peça de teatro de fantoches que aborde a importância de uma alimentação saudável. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP11, que envolve a dramatização e a construção de narrativas.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre alimentação saudável, onde os alunos podem testar seus conhecimentos. Essa atividade promove a interação e o aprendizado colaborativo, alinhando-se à habilidade EF15LP12, que envolve a construção de conhecimentos em grupo.