15 Ideias de Atividades (BNCC) Alice no País das Maravilhas

1. Leitura Dramática de Alice no País das Maravilhas

Uma atividade que envolve a leitura dramática do clássico “Alice no País das Maravilhas”. Os alunos podem se dividir em grupos e interpretar diferentes personagens, utilizando expressões faciais e corporais para dar vida aos diálogos. Essa atividade desenvolve a habilidade de leitura e interpretação de texto, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

2. Criação de um Diário de Bordo

Nesta atividade, os alunos devem criar um diário de bordo da Alice, registrando suas aventuras e aprendizados ao longo da história. Eles podem incluir desenhos, colagens e reflexões pessoais sobre os acontecimentos. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

3. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a história de “Alice no País das Maravilhas”. As perguntas podem variar entre curiosidades sobre os personagens, enredos e lições aprendidas. Essa atividade promove a pesquisa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

4. Criação de Personagens em Papel Machê

Os alunos podem criar personagens do livro utilizando papel machê. Essa atividade envolve habilidades manuais e artísticas, além de permitir que os alunos explorem a estética dos personagens. Após a confecção, os alunos podem apresentar seus personagens e explicar suas características. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Debate sobre Temas da História

Organizar um debate sobre os temas presentes em “Alice no País das Maravilhas”, como identidade, crescimento e curiosidade. Os alunos devem se preparar com argumentos e contra-argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Mapa Conceitual da História

Os alunos podem criar um mapa conceitual que represente os principais eventos e personagens da história. Essa atividade ajuda na organização do pensamento e na visualização das relações entre os elementos da narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de um Vídeo Resumo

Nesta atividade, os alunos devem produzir um vídeo que resuma a história de “Alice no País das Maravilhas”. Eles podem utilizar recursos como animações, desenhos ou encenações. Essa atividade estimula a criatividade e o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro inspirado em “Alice no País das Maravilhas”. Eles devem desenvolver regras, desafios e perguntas relacionadas à história. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a lógica. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Análise de Ilustrações

Os alunos podem analisar as ilustrações do livro e discutir como elas contribuem para a narrativa. Essa atividade estimula a interpretação visual e a crítica artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Criação de um Final Alternativo

Os alunos podem escrever um final alternativo para a história de “Alice no País das Maravilhas”. Essa atividade incentiva a criatividade e a reinterpretação de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP08.