15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabeto maiúsculo e minúsculo

1. Jogo da Memória com Letras

Crie um jogo da memória utilizando cartões com letras do alfabeto em maiúsculo e minúsculo. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memorização e a identificação das letras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de letras e palavras.

2. Caça-Palavras de Alfabeto

Desenvolva um caça-palavras que contenha palavras que começam com cada letra do alfabeto, tanto em maiúsculo quanto em minúsculo. Os alunos devem circular as palavras encontradas, promovendo a familiarização com a grafia e a sonoridade das letras. Essa atividade atende à habilidade EF15LP02, que trata da leitura de palavras e frases.

3. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade em que os alunos devem formar as letras do alfabeto com seus corpos. Essa dinâmica promove a interação e a compreensão das formas das letras, além de estimular a coordenação motora. Está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a expressão corporal e a comunicação.

4. Criação de Cartazes do Alfabeto

Pede-se aos alunos que criem cartazes com as letras do alfabeto, utilizando recortes de revistas, desenhos e colagens. Essa atividade incentiva a criatividade e a associação visual das letras. Relaciona-se com a habilidade EF15LP04, que aborda a produção de textos e a utilização de diferentes suportes.

5. Bingo do Alfabeto

Monte um bingo com letras do alfabeto, onde os alunos devem marcar as letras que são sorteadas. Essa atividade é divertida e ajuda na fixação das letras, tanto em maiúsculo quanto em minúsculo. Está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a identificação e a leitura de letras.

6. Alfabeto em Histórias

Os alunos devem criar uma história que contenha palavras que comecem com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a criatividade e a construção de narrativas, além de reforçar o conhecimento das letras. Relaciona-se com a habilidade EF15LP06, que trata da produção de textos orais e escritos.

7. Música do Alfabeto

Utilize músicas que ensinam o alfabeto e incentive os alunos a cantá-las. Essa atividade ajuda na memorização das letras de forma lúdica e divertida. Está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a apreciação e a produção de diferentes gêneros musicais.

8. Desenho das Letras

Peça aos alunos que desenhem as letras do alfabeto em maiúsculo e minúsculo, utilizando diferentes materiais, como tinta, giz de cera e lápis. Essa atividade promove a prática da escrita e a familiarização com as formas das letras. Relaciona-se com a habilidade EF15LP08, que aborda a escrita e a caligrafia.

9. Alfabeto em Jogo de Tabuleiro

Crie um jogo de tabuleiro onde cada casa tenha uma letra do alfabeto. Os alunos devem avançar conforme respondem perguntas sobre as letras. Essa atividade estimula o aprendizado de forma colaborativa e divertida. Está alinhada à habilidade EF15LP09, que envolve a interação e o trabalho em grupo.

10. Atividade de Recorte e Colagem

Os alunos devem recortar letras de revistas e colá-las em um papel, formando palavras. Essa atividade ajuda na identificação das letras e na construção de vocabulário. Relaciona-se com a habilidade EF15LP10, que trata da leitura e da escrita de palavras e frases.