15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabeto jardim 2

1. Jogo da Memória do Alfabeto

Crie um jogo da memória utilizando cartas com letras do alfabeto e imagens de objetos que começam com essas letras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a associação entre letras e sons. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Desenvolva um caça-palavras com palavras que começam com cada letra do alfabeto. Os alunos devem encontrar as palavras e, em seguida, escrever uma frase utilizando cada uma delas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto em Movimento

Organize uma atividade em que os alunos formem as letras do alfabeto com seus corpos. Essa atividade estimula a coordenação motora e a memorização das letras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Livro de Alfabeto Ilustrado

Peça aos alunos que criem um livro ilustrado do alfabeto, onde cada página represente uma letra e um objeto que comece com essa letra. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Música do Alfabeto

Ensine uma canção que inclua todas as letras do alfabeto. Os alunos podem criar movimentos para acompanhar a música, tornando a aprendizagem mais dinâmica e divertida. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Alfabeto Sensorial

Crie letras do alfabeto utilizando diferentes materiais (papel, tecido, areia) para que os alunos possam tocar e sentir as letras. Essa atividade estimula o aprendizado sensorial. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Bingo do Alfabeto

Monte um bingo com letras e imagens. Ao sortear uma letra, os alunos devem marcar a letra correspondente em suas cartelas. Essa atividade promove a identificação e a memorização das letras. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Alfabeto em Família

Peça aos alunos que tragam de casa objetos que comecem com as letras do alfabeto. Em sala, cada aluno apresenta seu objeto, promovendo a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Quebra-Cabeça do Alfabeto

Crie quebra-cabeças com letras do alfabeto. Os alunos devem montar as letras e, em seguida, associá-las a palavras que começam com essas letras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Cartazes do Alfabeto

Os alunos podem criar cartazes com letras do alfabeto e colagens de imagens que representem palavras que começam com essas letras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Alfabeto em Histórias

Os alunos devem criar uma história utilizando palavras que começam com cada letra do alfabeto. Essa atividade estimula a escrita criativa e a construção de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Alfabeto Musical

Utilize instrumentos musicais para representar cada letra do alfabeto. Os alunos podem criar uma pequena apresentação musical, associando sons às letras. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Desenho das Letras

Peça aos alunos que desenhem as letras do alfabeto em diferentes estilos. Essa atividade estimula a expressão artística e a familiarização com as formas das letras. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Alfabeto em Duplas

Organize os alunos em duplas para que eles criem diálogos utilizando palavras que começam com as letras do alfabeto. Essa atividade promove a oralidade e a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Alfabeto e Emoções

Peça aos alunos que associem cada letra do alfabeto a uma emoção ou sentimento. Eles podem desenhar ou escrever sobre essas emoções, promovendo a reflexão e a expressão emocional. Habilidade BNCC: EF15LP15.