15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabeto 4º ano

1. Jogo do Alfabeto

Uma atividade lúdica onde os alunos formam equipes e competem para identificar palavras que começam com cada letra do alfabeto. Os alunos devem apresentar uma palavra para cada letra, e a equipe que conseguir mais palavras ganha. Essa atividade estimula a criatividade e o vocabulário dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos recebem um caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou profissões. Após encontrarem as palavras, devem escrever frases utilizando cada uma delas. Essa atividade ajuda na fixação do alfabeto e na construção de frases. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Alfabeto Móvel

Os alunos utilizam letras móveis para formar palavras em grupos. Cada grupo deve criar uma lista de palavras que começam com uma letra específica. Essa atividade promove a colaboração e a prática do alfabeto de forma interativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo do Alfabeto

Crie cartelas de bingo com letras do alfabeto. O professor sorteia palavras, e os alunos devem marcar a letra inicial de cada palavra. O primeiro a completar uma linha ou coluna grita “Bingo!” e ganha. Essa atividade é divertida e reforça o reconhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando palavras que começam com letras do alfabeto. Cada quadrinho deve conter uma palavra e uma ilustração correspondente. Essa atividade estimula a criatividade e a associação de palavras com imagens. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Alfabeto Musical

Os alunos escolhem uma letra do alfabeto e criam uma música ou rima que inclua palavras que começam com essa letra. Em seguida, apresentam suas criações para a turma. Essa atividade incentiva a expressão oral e a musicalidade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Cartões de Letras

Os alunos criam cartões com letras do alfabeto e, em grupos, devem apresentar palavras que começam com cada letra. Essa atividade promove a interação e a prática do alfabeto de forma dinâmica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Alfabeto em Movimento

Os alunos se movimentam pela sala, e ao ouvir uma letra, devem encontrar um objeto que comece com aquela letra. Essa atividade combina aprendizado com atividade física, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Livro do Alfabeto

Cada aluno cria uma página de um livro do alfabeto, ilustrando e escrevendo palavras que começam com uma letra específica. No final, o livro é montado e apresentado para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo da Forca

Os alunos jogam forca utilizando palavras que começam com letras do alfabeto. Essa atividade ajuda na fixação do alfabeto e na ortografia das palavras. Habilidade BNCC: EF15LP10.