15 Ideias de Atividades (BNCC) alfabeto 2º ano

1. Jogo da Memória com Letras

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando letras do alfabeto. Os alunos devem criar pares de cartas com letras e imagens que comecem com essas letras. Essa atividade estimula a memorização e a associação de sons e letras. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de um caça-palavras que contenha palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou frutas. Essa atividade ajuda a desenvolver o reconhecimento das letras e a ampliação do vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os estudantes podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando personagens que começam com letras do alfabeto. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de reforçar o conhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Bingo do Alfabeto

Um jogo de bingo onde as cartelas são preenchidas com letras do alfabeto. O professor pode chamar palavras que começam com as letras sorteadas, promovendo a identificação e a sonoridade das letras. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Atividade de Rimas

Os alunos devem criar rimas utilizando palavras que começam com a mesma letra. Essa atividade é excelente para trabalhar a sonoridade e a fonética das letras, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Alfabeto Móvel

Utilizando letras recortadas de papel ou cartolina, os alunos podem formar palavras e frases. Essa atividade permite que eles manipulem as letras, facilitando o aprendizado do alfabeto e a formação de palavras. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Desenho e Letra

Cada aluno deve desenhar um objeto que comece com uma letra específica e escrever a letra correspondente. Essa atividade combina arte e linguagem, ajudando os alunos a fixarem o alfabeto de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Música do Alfabeto

Os alunos podem criar uma música utilizando as letras do alfabeto. Essa atividade é ótima para trabalhar a memorização e a sonoridade das letras, além de ser divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Cartazes do Alfabeto

Criar cartazes com letras do alfabeto e imagens que representem palavras que começam com essas letras. Os alunos podem expor os cartazes na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizado visual. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Classificação

Os alunos devem classificar objetos ou imagens de acordo com a letra inicial. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de organização, além de reforçar o conhecimento das letras. Habilidade BNCC: EF15LP10.