15 Ideias de Atividades (BNCC) afrodescendente educação infantil

1. Contação de Histórias Afro-Brasileiras

A contação de histórias é uma prática rica que pode ser utilizada para ensinar sobre a cultura afrodescendente. Os professores podem selecionar contos e lendas de origem africana, como as histórias de Orixás, e contar para as crianças, estimulando a imaginação e o respeito pela diversidade cultural. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de reconhecer e valorizar a diversidade cultural (EF15AR01).

2. Atividades de Artes Visuais com Temática Afro

Os alunos podem criar obras de arte inspiradas na cultura afro-brasileira, utilizando técnicas como pintura, colagem e escultura. Os professores podem introduzir elementos da arte africana, como máscaras e tecidos, e incentivar os alunos a expressarem sua própria interpretação. Essa atividade se relaciona com a habilidade de explorar diferentes linguagens artísticas (EF15AR02).

3. Danças Afro-Brasileiras

Promover aulas de dança que incluam ritmos afro-brasileiros, como o samba de roda e o maracatu, é uma excelente forma de ensinar sobre a cultura afrodescendente. Os alunos podem aprender passos básicos e a história por trás das danças, promovendo a valorização da cultura. Essa atividade se alinha à habilidade de participar de práticas corporais e culturais (EF15EF01).

4. Criação de um Mural da Diversidade

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural que represente a diversidade cultural afrodescendente. Eles podem pesquisar e incluir imagens, textos e símbolos que representem a cultura afro-brasileira. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a valorização da diversidade, alinhando-se à habilidade de expressar-se artisticamente (EF15AR03).

5. Jogos e Brincadeiras Tradicionais

Os professores podem ensinar jogos e brincadeiras tradicionais afro-brasileiras, como o jogo de capoeira ou brincadeiras de roda. Essas atividades ajudam as crianças a entenderem a importância da cultura popular e da convivência em grupo, alinhando-se à habilidade de participar de jogos e brincadeiras (EF15EF02).

6. Música Afro-Brasileira

Incorporar músicas afro-brasileiras nas aulas é uma forma de apresentar a riqueza cultural do Brasil. Os alunos podem aprender sobre artistas como Gilberto Gil e Clara Nunes, além de explorar ritmos como o axé e o samba. Essa atividade se relaciona com a habilidade de reconhecer e apreciar diferentes gêneros musicais (EF15AR04).

7. Culinária Afro-Brasileira

Os alunos podem participar de uma atividade culinária onde aprendem a preparar pratos típicos da culinária afro-brasileira, como o acarajé e a moqueca. Essa atividade não só ensina sobre a cultura alimentar, mas também promove a prática de habilidades motoras e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade de explorar diferentes culturas (EF15CI01).

8. Pesquisa sobre Personalidades Afro-Brasileiras

Os alunos podem realizar pesquisas sobre figuras importantes da história afro-brasileira, como Zumbi dos Palmares e Machado de Assis. Essa atividade pode incluir apresentações em grupo, promovendo a valorização da história e da cultura afrodescendente, alinhando-se à habilidade de investigar e apresentar informações (EF15HI01).

9. Criação de Poemas e Rimas

Estimular os alunos a criar poemas e rimas que abordem a cultura afro-brasileira é uma excelente forma de desenvolver a linguagem e a criatividade. Os professores podem apresentar poetas afro-brasileiros e discutir suas obras, alinhando-se à habilidade de produzir textos em diferentes gêneros (EF15LP01).

10. Visitas a Museus e Exposições

Organizar visitas a museus e exposições que abordem a cultura afro-brasileira é uma forma de proporcionar uma experiência prática e enriquecedora. Os alunos podem aprender sobre a história e a arte afrodescendente, promovendo a valorização da diversidade cultural, alinhando-se à habilidade de apreciar e interpretar obras de arte (EF15AR05).