15 Ideias de Atividades (BNCC) AEE (Atendimento Educacional Especializado)

1. Jogo da Memória Inclusivo

Uma atividade que promove a memória e a atenção, utilizando cartas com imagens de objetos do cotidiano e palavras correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, estimulando a associação entre imagem e texto. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e participar de uma contação de histórias, desenvolvendo a linguagem oral e a criatividade. Essa atividade é excelente para trabalhar a expressão e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes Visuais

Promover uma oficina onde os alunos possam explorar diferentes técnicas de pintura e colagem, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Circuito de Atividades Físicas Adaptadas

Um circuito que inclui diferentes estações com atividades físicas adaptadas, como bola ao cesto, corrida de obstáculos e dança. Essa atividade promove a inclusão e o desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura em grupo, onde os alunos podem escolher livros ilustrados e compartilhar suas impressões. Essa prática estimula o gosto pela leitura e a interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Jogo de Raciocínio Lógico

Utilizar jogos de tabuleiro que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e dominós. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades cognitivas e de resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem participar da criação de um jornal escolar, onde irão escrever matérias, entrevistar colegas e registrar eventos. Essa atividade desenvolve a escrita e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de cores ou a criação de um vulcão de bicarbonato. Essas atividades despertam a curiosidade científica e o aprendizado prático. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Jogos de Role-Playing

Promover atividades de dramatização onde os alunos possam representar diferentes personagens e situações. Essa prática estimula a empatia e a expressão emocional. Habilidade BNCC: EF15AR02.

10. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos na criação de um mural que represente a diversidade cultural. Essa atividade promove a colaboração e a valorização das diferenças. Habilidade BNCC: EF15AR03.

11. Atividades de Jardinagem

Incluir os alunos em atividades de jardinagem, onde eles possam plantar e cuidar de flores e hortaliças. Essa prática ensina sobre a natureza e a responsabilidade. Habilidade BNCC: EF15CI02.

12. Jogos de Tabuleiro Inclusivos

Utilizar jogos de tabuleiro que promovam a inclusão, onde todos os alunos possam participar, independentemente de suas habilidades. Essa atividade estimula a socialização e o respeito mútuo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a criatividade. Essa atividade é uma excelente forma de expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Atividades de Música e Movimento

Incluir atividades que combinem música e movimento, como danças e jogos rítmicos. Essa prática estimula a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

15. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem colaborar na criação de um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade promove a escrita e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP06.