15 Ideias de Atividades (BNCC) adição e subtração 2º ano

1. Jogo da Adição e Subtração

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem avançar casas resolvendo problemas de adição e subtração. Cada casa pode conter uma operação que, ao ser resolvida corretamente, permite que o aluno avance. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05, que aborda a resolução de problemas envolvendo adição e subtração.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro em que os alunos precisam resolver enigmas de adição e subtração para encontrar pistas. Cada pista leva a uma nova operação, e a resolução correta é essencial para avançar. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02MA06, que envolve a utilização de estratégias para resolver problemas.

3. Bingo da Adição e Subtração

Prepare cartelas de bingo com resultados de operações de adição e subtração. O professor chama as operações, e os alunos devem marcar os resultados em suas cartelas. Essa atividade promove o reconhecimento de operações e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05.

4. Histórias Matemáticas

Peça aos alunos que criem pequenas histórias que envolvam situações de adição e subtração. Após a criação, eles devem apresentar suas histórias para a turma, que deve resolver as operações apresentadas. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF02MA07, que envolve a interpretação de situações-problema.

5. Cartões de Operações

Crie cartões com operações de adição e subtração e distribua entre os alunos. Cada aluno deve encontrar um par que complete a operação corretamente. Essa atividade estimula a colaboração e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05.

6. Desenho e Contagem

Peça aos alunos que desenhem grupos de objetos e, em seguida, realizem operações de adição e subtração com esses grupos. Por exemplo, desenhar 5 maçãs e depois adicionar 3. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02MA06, que envolve a contagem e a representação de quantidades.

7. Jogo de Memória Matemático

Crie um jogo de memória onde os alunos devem encontrar pares de cartões que contenham operações e seus resultados. Essa atividade promove a memorização e o reconhecimento de operações, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05.

8. Problemas do Dia a Dia

Apresente aos alunos problemas do cotidiano que envolvam adição e subtração, como compras em um mercado. Os alunos devem resolver os problemas e apresentar suas soluções. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA07, que envolve a aplicação de conhecimentos matemáticos em situações reais.

9. Música da Matemática

Crie uma música ou rima que inclua operações de adição e subtração. Os alunos podem cantar e, ao mesmo tempo, resolver as operações apresentadas na letra. Essa atividade promove a aprendizagem lúdica e está conectada à habilidade BNCC EF02MA06.

10. Atividades com Material Manipulativo

Utilize materiais manipulativos, como blocos ou contadores, para que os alunos realizem operações de adição e subtração de forma concreta. Essa abordagem prática facilita a compreensão e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA05.

11. Desafio da Subtração

Proponha um desafio onde os alunos devem resolver uma série de subtrações em um tempo limitado. Isso estimula a agilidade e a precisão nas operações. A atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF02MA06.

12. Criação de Gráficos

Peça aos alunos que coletem dados sobre um tema de interesse e realizem operações de adição e subtração para criar gráficos. Essa atividade promove a interpretação de dados e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA07.

13. Jogo da Velha Matemático

Adapte o jogo da velha para incluir operações de adição e subtração. Os alunos devem resolver as operações para marcar suas jogadas. Essa atividade promove o raciocínio lógico e está conectada à habilidade BNCC EF02MA05.

14. Desenho de Grupos

Os alunos devem desenhar grupos de objetos e, em seguida, realizar operações de adição e subtração com esses grupos. Essa atividade ajuda na visualização das operações e está alinhada à habilidade BNCC EF02MA06.

15. Teatro Matemático

Organize uma pequena peça de teatro onde os alunos encenem situações que envolvam adição e subtração. Eles devem apresentar as operações de forma criativa. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EF02MA07, que envolve a interpretação de situações-problema.