15 Ideias de Atividades (BNCC) adaptado para alguma deficiência

1. Jogo de Memória Adaptado

Utilize cartas com imagens e palavras que representem conceitos da BNCC. Para alunos com deficiência visual, as cartas podem ter texturas diferentes. Para alunos com deficiência auditiva, as palavras podem ser acompanhadas de ilustrações. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias Inclusiva

Promova sessões de contação de histórias utilizando recursos visuais, sonoros e táteis. Para alunos com deficiência auditiva, utilize fantoches e linguagem de sinais. Para alunos com deficiência visual, inclua objetos que representem a história. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Matemática com Materiais Concretos

Utilize blocos de montar ou objetos do cotidiano para ensinar conceitos matemáticos. Para alunos com deficiência motora, adapte os materiais para facilitar o manuseio. Habilidade BNCC: EF15MA01.

4. Experimentos Científicos Acessíveis

Realize experimentos simples que possam ser adaptados para diferentes deficiências. Por exemplo, use materiais que possam ser tocados e cheirados para alunos com deficiência visual. Habilidade BNCC: EF15CI01.

5. Atividades de Artes Visuais Inclusivas

Proponha atividades de pintura e colagem utilizando diferentes texturas e cores. Para alunos com deficiência auditiva, inclua música durante a atividade para estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Crie jogos de tabuleiro que possam ser jogados por todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Use peças grandes e táteis para alunos com deficiência visual. Habilidade BNCC: EF15EF01.

7. Atividades de Leitura com Recursos Multissensoriais

Incentive a leitura utilizando livros com ilustrações em relevo e audiobooks. Para alunos com deficiência auditiva, utilize vídeos com legendas. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Dança e Movimento Inclusivos

Promova atividades de dança que permitam a expressão corporal de todos os alunos. Adapte os movimentos para alunos com deficiência motora, utilizando cadeiras de rodas ou outros suportes. Habilidade BNCC: EF15EF02.

9. Criação de Mapa Conceitual Coletivo

Desenvolva um mapa conceitual em grupo, onde cada aluno contribui com uma ideia. Para alunos com deficiência visual, utilize materiais táteis para representar as ideias. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Atividades de Culinária Adaptadas

Realize atividades de culinária onde os alunos possam participar de forma ativa. Para alunos com deficiência motora, adapte utensílios e ingredientes para facilitar o manuseio. Habilidade BNCC: EF15ET01.

11. Jogos de Raciocínio Lógico

Utilize jogos que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de estratégia. Para alunos com deficiência auditiva, utilize instruções visuais. Habilidade BNCC: EF15MA02.

12. Atividades de Música Inclusivas

Promova atividades musicais que permitam a participação de todos os alunos, utilizando instrumentos adaptados. Para alunos com deficiência visual, inclua elementos táteis na música. Habilidade BNCC: EF15AR02.

13. Projetos de Sustentabilidade

Desenvolva projetos que envolvam a comunidade, como hortas escolares. Para alunos com deficiência motora, adapte as atividades para que possam participar ativamente. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Debates e Discussões em Grupo

Organize debates sobre temas relevantes, utilizando recursos visuais para facilitar a compreensão. Para alunos com deficiência auditiva, utilize intérpretes de libras. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Incentive os alunos a criar histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e textos. Para alunos com deficiência visual, ofereça suporte com descrições orais dos personagens. Habilidade BNCC: EF15LP06.