15 Ideias de Atividades (BNCC) abordagem triangular do ensino da arte

1. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem explorar a diversidade cultural do Brasil através da criação de máscaras inspiradas em diferentes tradições. Essa atividade pode ser realizada utilizando materiais recicláveis, como papelão e tintas. Os estudantes devem pesquisar sobre as máscaras de diversas culturas, como as indígenas, africanas e europeias, e apresentar suas criações em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Pintura Coletiva

Organizar uma pintura coletiva em grande escala, onde os alunos possam expressar suas emoções e ideias sobre um tema específico, como a natureza ou a cidade. Essa atividade promove a colaboração e a troca de experiências. Os alunos podem usar diferentes técnicas de pintura, como aquarela e tinta acrílica. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz. Eles devem desenvolver uma história que será apresentada, explorando a narrativa e a expressão corporal. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Dança e Movimento

Promover uma atividade de dança onde os alunos possam criar suas próprias coreografias. Eles podem se inspirar em diferentes estilos de dança, como o samba, o frevo ou a dança contemporânea. A atividade pode incluir a apresentação das coreografias para a turma, promovendo a autoconfiança. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Fotografia e Arte Digital

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, criando um projeto fotográfico sobre um tema de sua escolha. Eles devem aprender sobre composição, luz e edição digital. Ao final, podem apresentar suas fotos em uma exposição na escola. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular os alunos a criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde os alunos colaboram e compartilham ideias. A apresentação das histórias pode ser feita em uma feira de quadrinhos na escola. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Escultura com Materiais Recicláveis

Os alunos podem criar esculturas utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e latas. Essa atividade incentiva a criatividade e a conscientização ambiental. Os alunos devem apresentar suas esculturas e explicar o conceito por trás de suas criações. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Música e Composição

Promover uma atividade onde os alunos possam compor suas próprias músicas. Eles podem trabalhar em grupos para criar letras e melodias, utilizando instrumentos musicais ou aplicativos de música. A apresentação das músicas pode ser feita em um evento escolar. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Análise de Obras de Arte

Os alunos podem realizar uma análise de obras de arte famosas, discutindo os elementos visuais e as emoções que elas transmitem. Essa atividade pode incluir uma visita a um museu ou uma pesquisa online. Os alunos devem apresentar suas análises em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Intervenção Artística no Espaço Escolar

Os alunos podem planejar e executar uma intervenção artística em um espaço da escola, como um mural ou uma instalação. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos, além de embelezar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Criação de Vídeos Artísticos

Os alunos podem criar vídeos curtos que expressem suas visões sobre um tema específico, utilizando técnicas de stop motion ou animação. Essa atividade desenvolve habilidades de planejamento e edição de vídeo. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Exposição de Arte

Organizar uma exposição de arte onde os alunos possam exibir suas obras criadas durante o ano letivo. Essa atividade promove a valorização do trabalho artístico e a interação com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Estudo de Estilos Artísticos

Os alunos podem estudar diferentes estilos artísticos, como impressionismo, surrealismo e arte moderna. Após a pesquisa, eles devem criar uma obra inspirada em um desses estilos e apresentar suas criações. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Arte e Sustentabilidade

Promover uma atividade que una arte e sustentabilidade, onde os alunos criem obras utilizando materiais reciclados. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de promover discussões sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Performance Artística

Os alunos podem desenvolver uma performance artística que envolva dança, teatro e música. Essa atividade permite que eles explorem diferentes formas de expressão e trabalhem em equipe para criar uma apresentação impactante. Habilidade BNCC: EF15AR15.