15 Ideias de Atividades (BNCC) abordagem construtivista

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave da BNCC

Desenvolva um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas às competências e habilidades da BNCC. Os alunos devem formar pares com os termos e suas definições, promovendo a compreensão e a memorização dos conteúdos. Essa atividade estimula a interação e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas da BNCC, utilizando personagens e cenários que representem as realidades locais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a reflexão sobre os conteúdos estudados. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Debate sobre Temas Sociais

Organize um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como diversidade, inclusão e sustentabilidade. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: (EF15CI03).

4. Projeto de Pesquisa em Grupo

Divida a turma em grupos e proponha um projeto de pesquisa sobre um tema da BNCC. Os alunos devem coletar informações, elaborar um relatório e apresentar suas conclusões para a turma. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a autonomia. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

5. Criação de Blog Educacional

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre os conteúdos da BNCC. Essa atividade promove a escrita criativa e o uso de tecnologias digitais, além de incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

6. Experimentos Científicos

Realize experimentos científicos simples em sala de aula, relacionados aos conteúdos da BNCC. Os alunos devem formular hipóteses, realizar os experimentos e registrar os resultados, desenvolvendo habilidades científicas e investigativas. Habilidade BNCC: (EF15CI04).

7. Teatro de Fantoches

Proponha a criação de um teatro de fantoches onde os alunos representam histórias que abordam temas da BNCC. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e o trabalho em grupo, além de facilitar a compreensão dos conteúdos. Habilidade BNCC: (EF15AR05).

8. Mapa Conceitual Coletivo

Os alunos podem criar um mapa conceitual coletivo sobre um tema da BNCC, utilizando post-its ou uma ferramenta digital. Essa atividade promove a organização do conhecimento e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

9. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas da BNCC, utilizando smartphones ou câmeras. Essa atividade estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a utilização de tecnologias, além de promover a comunicação. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

10. Jogo de Role-Playing

Organize um jogo de role-playing onde os alunos assumem diferentes papéis em situações relacionadas aos conteúdos da BNCC. Essa atividade estimula a empatia, a resolução de conflitos e a compreensão de diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: (EF15LP07).