15 Ideias de Atividades (BNCC) a invenção da escrita

1. Criação de um Alfabeto Pictográfico

Os alunos podem criar seu próprio alfabeto pictográfico, utilizando símbolos que representem palavras ou ideias. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão da importância dos símbolos na comunicação. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Diário da Invenção da Escrita

Cada aluno pode manter um diário onde registra suas reflexões sobre a invenção da escrita, como ela mudou a sociedade e suas próprias experiências com a escrita. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Jogo de Memória com Símbolos Antigos

Desenvolver um jogo de memória utilizando símbolos de diferentes culturas que contribuíram para a escrita. Os alunos devem pesquisar e apresentar a origem de cada símbolo. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

4. Roda de Leitura sobre a História da Escrita

Organizar uma roda de leitura onde os alunos compartilham textos sobre a história da escrita, discutindo suas descobertas e impressões. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

5. Produção de um Vídeo Educativo

Os alunos podem criar um vídeo educativo explicando a evolução da escrita, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

6. Mapa Mental da Evolução da Escrita

Os alunos devem elaborar um mapa mental que represente a evolução da escrita ao longo da história, incluindo os principais marcos e invenções. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

7. Oficina de Caligrafia Antiga

Promover uma oficina onde os alunos aprendem diferentes estilos de caligrafia usados em épocas antigas, como a escrita cuneiforme ou hieróglifos. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

8. Debate sobre a Importância da Escrita

Realizar um debate em sala de aula sobre a importância da escrita na sociedade contemporânea, abordando suas implicações na comunicação e na cultura. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem a invenção da escrita, utilizando diálogos e ilustrações para contar a história de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

10. Exposição de Trabalhos sobre a Escrita

Organizar uma exposição onde os alunos apresentam seus trabalhos sobre a invenção da escrita, incluindo pesquisas, produções artísticas e outras atividades realizadas. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

11. Criação de um Blog sobre a Escrita

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas e reflexões sobre a evolução da escrita, promovendo a troca de ideias e a interação. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

12. Análise de Textos Antigos

Os alunos devem analisar textos antigos, discutindo suas características e a forma como a escrita era utilizada em diferentes contextos históricos. Habilidade BNCC: (EF15LP12).

13. Entrevista com um Escritor

Promover uma atividade onde os alunos entrevistam um escritor local, discutindo a importância da escrita em sua vida e carreira. Habilidade BNCC: (EF15LP13).

14. Criação de um Jogo de Tabuleiro

Os alunos podem desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre a história da escrita, incluindo perguntas e desafios relacionados ao tema. Habilidade BNCC: (EF15LP14).

15. Dramatização da Invenção da Escrita

Os alunos podem encenar uma peça que represente a invenção da escrita, explorando os desafios e as descobertas dos primeiros escritores. Habilidade BNCC: (EF15LP15).