15 Ideias de Atividades (BNCC) A Galinha do Vizinho

1. Contação de História: Inicie a atividade com a leitura da história “A Galinha do Vizinho”. Após a leitura, promova uma discussão sobre os personagens e a moral da história. Os alunos poderão expressar suas opiniões e sentimentos em relação aos eventos narrados. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Desenho Livre: Após a contação da história, peça aos alunos que desenhem a cena que mais gostaram. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Roda de Conversa: Organize uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar suas experiências com animais de estimação ou vizinhos. Essa atividade promove a oralidade e a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Teatro de Fantoches: Crie fantoches dos personagens da história e incentive os alunos a encenar a narrativa. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Jogo de Perguntas: Elabore um jogo de perguntas sobre a história, onde os alunos devem responder questões sobre os personagens e a trama. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a memória. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Produção de Texto: Proponha que os alunos escrevam uma continuação da história “A Galinha do Vizinho”. Essa atividade desenvolve a escrita criativa e a construção de narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Atividade de Matemática: Utilize a história para criar problemas matemáticos, como contagem de galinhas ou vizinhos. Essa atividade integra a literatura com a matemática, promovendo o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Criação de Música: Incentive os alunos a compor uma música sobre a história. Essa atividade estimula a criatividade musical e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Caça ao Tesouro: Organize uma caça ao tesouro com pistas relacionadas à história. Os alunos devem resolver enigmas para encontrar o “tesouro”. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15EF01.

10. Exposição de Trabalhos: Ao final das atividades, organize uma exposição com os desenhos, textos e fantoches criados pelos alunos. Essa atividade valoriza o trabalho dos alunos e promove a interação com a comunidade escolar. Habilidade BNCC: EF15AR04.

11. Jogo de Memória: Crie um jogo de memória com imagens dos personagens da história. Os alunos devem encontrar os pares, estimulando a memória visual e a concentração. Habilidade BNCC: EF15MA02.

12. Visita ao Vizinho: Proponha uma visita a um vizinho que tenha animais. Os alunos poderão observar e aprender sobre os cuidados com os animais, promovendo a empatia e o respeito. Habilidade BNCC: EF15CI01.

13. Atividade de Ciências: Discuta com os alunos sobre os cuidados que devemos ter com os animais, utilizando a história como base. Essa atividade promove a conscientização sobre a responsabilidade com os seres vivos. Habilidade BNCC: EF15CI02.

14. Criação de Quadrinhos: Peça aos alunos que transformem a história em quadrinhos. Essa atividade estimula a leitura e a interpretação visual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Debate sobre Vizinhança: Promova um debate sobre a importância de ter bons vizinhos e como podemos contribuir para uma boa convivência. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.