15 Ideias de Atividades (BNCC) A Bela Adormecida educação infantil

1. Contação de História Interativa

Utilize a história de “A Bela Adormecida” como base para uma contação interativa. Os alunos podem participar, assumindo papéis dos personagens e ajudando a narrar a história. Essa atividade desenvolve a habilidade de escuta e expressão oral, além de estimular a criatividade. Habilidade BNCC: EI02CG01.

2. Criação de Máscaras dos Personagens

Proponha que as crianças criem máscaras dos personagens da história, como a Bela Adormecida, o Príncipe e a Rainha. Essa atividade pode ser realizada com papel, tintas e outros materiais recicláveis. Além de promover a coordenação motora, a atividade também incentiva o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI02ET01.

3. Jogo de Memória com Imagens

Desenvolva um jogo de memória utilizando imagens dos personagens e cenários da história. As crianças poderão jogar em duplas ou grupos, promovendo a socialização e o raciocínio lógico. Essa atividade é excelente para a memória e a concentração. Habilidade BNCC: EI02EF02.

4. Desenho Livre da História

Após a contação da história, peça para que as crianças desenhem a cena que mais gostaram. Essa atividade estimula a expressão artística e a interpretação da narrativa. Os desenhos podem ser expostos em uma galeria na sala de aula. Habilidade BNCC: EI02AR01.

5. Teatro de Fantoches

Organize um teatro de fantoches com a história de “A Bela Adormecida”. As crianças podem criar seus próprios fantoches e encenar a história, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI02CG02.

6. Música e Dança Temática

Escolha uma música que remeta à história e crie uma coreografia simples. As crianças podem dançar e cantar, promovendo a expressão corporal e a musicalidade. Essa atividade também ajuda a desenvolver o ritmo e a coordenação. Habilidade BNCC: EI02MU01.

7. Caça ao Tesouro dos Personagens

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas são relacionadas aos personagens da história. As crianças devem seguir as pistas para encontrar o “tesouro”, que pode ser um prêmio simbólico. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EI02EF03.

8. Criação de um Livro Coletivo

Proponha que as crianças criem um livro coletivo sobre “A Bela Adormecida”. Cada aluno pode contribuir com uma página, desenhando ou escrevendo sobre um trecho da história. Essa atividade promove a escrita e a leitura, além de incentivar a colaboração. Habilidade BNCC: EI02LP01.

9. Pintura Coletiva do Castelo

Organize uma atividade de pintura coletiva onde as crianças pintam um grande mural do castelo da Bela Adormecida. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de ser uma forma de decorar a sala de aula. Habilidade BNCC: EI02AR02.

10. Discussão sobre Valores da História

Promova uma roda de conversa onde as crianças possam discutir os valores presentes na história, como amizade, amor e coragem. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a empatia, além de desenvolver habilidades de argumentação. Habilidade BNCC: EI02CI01.