15 Ideias de Atividades (BNCC) 9º ano língua portuguesa

1. Produção de Texto Criativo: Os alunos devem criar uma narrativa a partir de uma imagem escolhida. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Análise de Poemas: Propor a leitura de diferentes poemas e discutir os sentimentos e emoções que eles evocam. Os alunos podem escolher um poema para apresentar à turma. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais: Organizar um debate em sala sobre um tema atual, como meio ambiente ou direitos humanos. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Blog: Incentivar os alunos a criar um blog sobre um tema de interesse. Eles devem escrever postagens regulares e interagir com os comentários. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Leitura e Interpretação de Contos: Selecionar contos clássicos e realizar atividades de interpretação, como identificar personagens e enredos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Teatro de Fantoches: Os alunos podem criar fantoches e encenar uma história, desenvolvendo habilidades de oralidade e expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Estudo de Gêneros Textuais: Propor a leitura de diferentes gêneros textuais, como crônicas e contos, e discutir suas características. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Podcast: Os alunos devem produzir um episódio de podcast sobre um tema relevante, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Resenha de Livros: Incentivar os alunos a lerem um livro e escreverem uma resenha crítica, abordando aspectos como enredo, personagens e estilo. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Jogo de Palavras Cruzadas: Criar palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Entrevista com um Autor: Organizar uma atividade onde os alunos entrevistam um autor local ou um professor sobre o processo de escrita e publicação. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Criação de Cartazes: Os alunos devem criar cartazes informativos sobre um tema estudado, utilizando elementos visuais e textuais. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Leitura Dramática: Realizar uma leitura dramática de uma peça de teatro, incentivando a interpretação e a expressão oral dos alunos. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Discussão de Filmes: Assistir a um filme e promover uma discussão sobre os temas abordados, relacionando-os com a literatura. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos: Os alunos devem criar uma história em quadrinhos, desenvolvendo a narrativa e a arte, o que estimula a criatividade e a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15LP15.