15 Ideias de Atividades (BNCC) 9º ano inglês

1. Criação de um Podcast sobre Temas Sociais

Os alunos podem criar um podcast em inglês abordando temas sociais relevantes, como desigualdade, meio ambiente ou direitos humanos. Essa atividade estimula a pesquisa, a expressão oral e a escuta ativa. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI01, que envolve a produção de textos orais e escritos em diferentes contextos.

2. Debate sobre Cultura e Identidade

Organizar um debate em sala de aula sobre a cultura e identidade dos países de língua inglesa. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre como a cultura influencia a identidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF09LI02, que trata da análise de diferentes culturas e suas interações.

3. Criação de um Blog em Inglês

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre suas experiências, hobbies ou interesses em inglês. Essa atividade promove a escrita criativa e o uso de vocabulário específico. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

4. Análise de Músicas

Escolher músicas em inglês e analisar suas letras, discutindo temas, vocabulário e expressões idiomáticas. Os alunos podem apresentar suas análises em grupos. Essa atividade está ligada à habilidade EF09LI04, que envolve a interpretação de diferentes tipos de textos.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas estudados em inglês, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI05, que envolve a produção de conteúdos multimídia.

6. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos estudados, utilizando plataformas digitais ou jogos de tabuleiro. Essa atividade promove a revisão de conteúdos e a interação entre os alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI06, que envolve a interação em diferentes contextos.

7. Leitura de Contos e Fábulas

Os alunos podem ler contos e fábulas em inglês e discutir suas mensagens e lições. Essa atividade estimula a interpretação de textos literários. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI07, que envolve a análise de textos literários e suas características.

8. Criação de Cartazes Temáticos

Os alunos podem criar cartazes em inglês sobre temas como saúde, meio ambiente ou direitos humanos, utilizando imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI08, que envolve a produção de textos visuais.

9. Entrevistas em Inglês

Os alunos podem realizar entrevistas em inglês com pessoas da comunidade, abordando temas de interesse. Essa atividade promove a prática da fala e a escuta. A habilidade BNCC correspondente é EF09LI09, que envolve a produção de textos orais em diferentes contextos.

10. Análise de Filmes e Séries

Assistir a filmes ou episódios de séries em inglês e discutir os temas, personagens e enredos. Os alunos podem apresentar suas análises em grupos. Essa atividade está ligada à habilidade EF09LI10, que envolve a interpretação de diferentes tipos de textos audiovisuais.