15 Ideias de Atividades (BNCC) 9º ano ciências

1. Experimentos com Plantas

Realizar experimentos com diferentes tipos de plantas é uma excelente forma de explorar conceitos de botânica e ecologia. Os alunos podem investigar como fatores como luz, água e solo afetam o crescimento das plantas. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo cuida de uma planta sob diferentes condições. Habilidade BNCC: EB9CI01.

2. Montagem de Ecossistemas

Os alunos podem criar mini-ecossistemas em garrafas PET, utilizando solo, água e plantas. Essa atividade permite que eles observem as interações entre os seres vivos e o ambiente. Os alunos devem registrar as mudanças que ocorrem ao longo do tempo, promovendo a observação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EB9CI02.

3. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate sobre práticas sustentáveis e suas implicações no meio ambiente é uma ótima maneira de desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico. Os alunos podem pesquisar sobre diferentes temas, como reciclagem, uso de recursos naturais e energias renováveis, e apresentar suas opiniões. Habilidade BNCC: EB9CI03.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas relacionados à saúde, como alimentação saudável, prevenção de doenças e a importância da atividade física. Essa atividade estimula a criatividade e a pesquisa, além de promover a conscientização sobre hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: EB9CI04.

5. Experiência com Reações Químicas

Realizar experiências simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode ser muito divertido e educativo. Os alunos devem observar e registrar as reações, discutindo os conceitos de reação química e transformação de matéria. Habilidade BNCC: EB9CI05.

6. Análise de Água

Coletar amostras de água de diferentes fontes (rios, lagos, torneiras) e analisar suas características, como pH e turbidez, é uma atividade prática que ensina sobre a qualidade da água e sua importância para a vida. Os alunos podem discutir os resultados e suas implicações para a saúde pública. Habilidade BNCC: EB9CI06.

7. Projeto de Energia Renovável

Os alunos podem desenvolver um projeto sobre fontes de energia renovável, como solar ou eólica. Eles podem criar maquetes ou protótipos que demonstrem como essas fontes funcionam e discutir suas vantagens e desvantagens. Habilidade BNCC: EB9CI07.

8. Observação de Insetos

Realizar uma atividade de campo para observar insetos em seu habitat natural é uma ótima maneira de aprender sobre biodiversidade e ecologia. Os alunos podem catalogar os insetos encontrados e discutir suas funções no ecossistema. Habilidade BNCC: EB9CI08.

9. Simulação de Cadeias Alimentares

Os alunos podem criar uma simulação de cadeias alimentares, utilizando cartões que representam diferentes organismos. Essa atividade ajuda a entender as relações entre produtores, consumidores e decompositores, além de discutir a importância da biodiversidade. Habilidade BNCC: EB9CI09.

10. Estudo de Caso sobre Doenças

Os alunos podem pesquisar e apresentar estudos de caso sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis, discutindo suas causas, prevenção e tratamento. Essa atividade promove a pesquisa e a conscientização sobre saúde pública. Habilidade BNCC: EB9CI10.