15 Ideias de Atividades (BNCC) 8º ano artes

1. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural coletivo que represente temas abordados nas aulas de Artes. Essa atividade estimula a colaboração e a expressão artística. Os alunos devem pesquisar sobre diferentes estilos de arte e escolher um tema que os inspire. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR08, que aborda a apreciação e a produção de obras de arte.

2. Estudo de Artistas Brasileiros

Os alunos devem escolher um artista brasileiro e realizar uma apresentação sobre sua vida e obra. Essa atividade promove a pesquisa e a análise crítica. Os estudantes podem criar um cartaz ou uma apresentação digital. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR09, que envolve a análise de obras de arte e suas influências culturais.

3. Oficina de Técnicas de Pintura

Organizar uma oficina onde os alunos possam experimentar diferentes técnicas de pintura, como aquarela, óleo e acrílica. Essa atividade permite que os alunos explorem sua criatividade e desenvolvam habilidades práticas. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR10, que trata da experimentação de diferentes linguagens artísticas.

4. Criação de um Vídeo Artístico

Os alunos podem produzir um vídeo que retrate um tema artístico de sua escolha, utilizando técnicas de filmagem e edição. Essa atividade incentiva a expressão pessoal e o uso de novas tecnologias. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR11, que aborda a produção de obras audiovisuais.

5. Análise de Obras de Arte

Promover uma atividade de análise de obras de arte, onde os alunos devem observar e discutir elementos como cor, forma e composição. Essa prática desenvolve o olhar crítico e a apreciação estética. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR12, que envolve a análise crítica de obras de arte.

6. Criação de Máscaras Culturais

Os alunos podem criar máscaras inspiradas em diferentes culturas ao redor do mundo. Essa atividade promove o conhecimento sobre diversidade cultural e técnicas de artesanato. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR13, que trata da produção de objetos artísticos e culturais.

7. Performance Artística

Os alunos podem desenvolver uma performance artística que expresse uma mensagem ou tema relevante. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR14, que envolve a criação e a apresentação de performances artísticas.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas sociais ou culturais. Essa atividade incentiva a narrativa visual e a criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR15, que trata da produção de narrativas visuais.

9. Exposição de Trabalhos Artísticos

Organizar uma exposição com os trabalhos artísticos dos alunos, onde eles possam apresentar suas criações para a comunidade escolar. Essa atividade promove a valorização do trabalho artístico. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR16, que envolve a apresentação de obras de arte.

10. Criação de um Blog de Artes

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas e reflexões sobre arte. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação digital. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR17, que trata da produção de textos e conteúdos digitais sobre arte.