15 Ideias de Atividades (BNCC) 6º ano português 1º bimestre

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os estudantes podem criar uma história em que um personagem enfrenta um desafio. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade da BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos em diferentes gêneros. Os alunos devem ser incentivados a usar elementos narrativos como personagens, enredo e ambiente, promovendo a expressão individual e a prática da escrita.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Outra atividade interessante é a leitura e interpretação de poemas. Os alunos podem escolher um poema de um autor brasileiro e, em grupos, discutir seus temas e sentimentos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP02, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais. Após a discussão, os alunos podem apresentar suas interpretações para a turma, desenvolvendo habilidades de oratória e argumentação.

3. Criação de Cartazes Informativos

A criação de cartazes informativos sobre um tema estudado em sala pode ser uma forma eficaz de fixação do conteúdo. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar e elaborar cartazes que apresentem informações relevantes sobre um assunto, como a importância da leitura. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos com diferentes finalidades e formatos. Os cartazes podem ser expostos na escola, promovendo a troca de conhecimento.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre a gramática da língua portuguesa pode ser uma forma divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas que envolvam regras gramaticais, como uso de vírgulas e concordância verbal. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP04, que aborda a análise e reflexão sobre a língua. Além de aprender, os alunos desenvolvem o trabalho em equipe e a competitividade saudável.

5. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate sobre temas sociais relevantes pode ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades argumentativas. Os estudantes podem escolher um tema, como a preservação do meio ambiente, e preparar argumentos a favor ou contra. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos argumentativos. O debate estimula o pensamento crítico e a capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes.

6. Análise de Contos Clássicos

A análise de contos clássicos da literatura brasileira é uma excelente atividade para trabalhar a interpretação de textos. Os alunos podem ler contos de autores como Machado de Assis ou Clarice Lispector e discutir os personagens, enredos e lições morais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP06, que trata da leitura e interpretação de obras literárias. Os alunos podem escrever uma resenha sobre o conto escolhido, desenvolvendo a escrita crítica.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados em sala, como a importância da amizade ou a diversidade cultural. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos em diferentes formatos. A criação de quadrinhos estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos explorem a narrativa visual.

8. Oficina de Leitura Dramática

A oficina de leitura dramática é uma atividade que envolve a leitura de peças teatrais em grupo. Os alunos podem escolher uma peça e, em seguida, encenar partes dela, explorando a interpretação e a expressão corporal. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP08, que aborda a leitura e interpretação de textos teatrais. A leitura dramática ajuda os alunos a desenvolverem a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas.

9. Criação de Blogs ou Diários Virtuais

Incentivar os alunos a criar blogs ou diários virtuais pode ser uma maneira moderna de praticar a escrita. Os estudantes podem escrever sobre suas experiências, opiniões e reflexões. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP09, que envolve a produção de textos em ambientes digitais. Além de praticar a escrita, os alunos aprendem sobre a responsabilidade digital e a importância da comunicação online.

10. Análise de Propagandas

A análise de propagandas é uma atividade que permite aos alunos refletirem sobre a linguagem persuasiva. Os estudantes podem trazer propagandas de revistas ou da internet e discutir os recursos utilizados para atrair o público. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP10, que aborda a leitura e análise de diferentes tipos de textos. A atividade estimula o pensamento crítico e a consciência sobre o consumo.