15 Ideias de Atividades (BNCC) 6º ano língua portuguesa

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema que os inspire e escrever uma narrativa, um conto ou uma crônica. Essa atividade pode ser enriquecida com a leitura de obras de autores renomados, permitindo que os alunos analisem diferentes estilos de escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Os alunos podem explorar a poesia através da leitura e interpretação de poemas. Essa atividade pode incluir a análise de rimas, métricas e sentimentos expressos nas obras. Os alunos podem, em seguida, criar seus próprios poemas, utilizando os elementos estudados. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre temas sociais relevantes pode ser uma excelente forma de desenvolver a argumentação e a oratória dos alunos. Eles podem pesquisar sobre o tema escolhido, preparar argumentos e participar de um debate estruturado. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos permite que os alunos expressem suas ideias de forma visual e textual. Eles podem trabalhar em grupos para criar uma história, desenhar os personagens e elaborar os diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Análise de Contos de Fadas

Os alunos podem analisar contos de fadas clássicos, discutindo os elementos presentes nas histórias, como personagens, enredos e lições morais. Após a análise, podem criar suas próprias versões dos contos, alterando finais ou personagens. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Produção de Vídeos de Leitura

Os alunos podem gravar vídeos onde leem trechos de livros ou poesias, comentando sobre o que leram. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência na leitura e a habilidade de se comunicar em público. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala de aula. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica. Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver as palavras cruzadas e depois trocá-las entre si. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram, reflexões sobre temas literários e até mesmo suas produções textuais. Essa atividade incentiva a escrita e a leitura crítica. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Análise de Músicas

A análise de letras de músicas pode ser uma atividade interessante para trabalhar com interpretação de texto. Os alunos podem escolher músicas que gostem, discutir os temas abordados e até mesmo criar suas próprias letras. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Dicionário de Palavras Novas

Os alunos podem coletar palavras novas que encontrarem em suas leituras e criar um dicionário ilustrado. Essa atividade ajuda a expandir o vocabulário e a compreensão da língua portuguesa. Habilidade BNCC: EF15LP10.