15 Ideias de Atividades (BNCC) 6º ano inglês

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando vocabulário aprendido em sala. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar cartões com palavras e definições, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a ampliação do vocabulário em língua inglesa.

2. Dramatização de Diálogos

Os alunos podem escolher diálogos de livros ou filmes em inglês e encená-los em sala de aula. Essa atividade estimula a prática da pronúncia e entonação, além de desenvolver a habilidade de compreensão oral. A atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que foca na produção oral em situações comunicativas.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos utilizando personagens e cenários em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, permitindo que os alunos pratiquem a construção de frases e diálogos. A atividade se alinha à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Pesquisa sobre Cultura de Países de Língua Inglesa

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a cultura de um país de língua inglesa, apresentando suas descobertas em um formato de apresentação oral ou escrita. Essa atividade promove a pesquisa e a troca de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que incentiva a compreensão de diferentes culturas.

5. Jogo de Adivinhação de Palavras

Utilizando pistas em inglês, os alunos devem adivinhar a palavra correta. Essa atividade é divertida e estimula o pensamento crítico e a compreensão auditiva. Está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a interpretação de textos orais e escritos.

6. Produção de Vídeos em Inglês

Os alunos podem criar vídeos curtos em inglês sobre um tema de interesse, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais aprendidas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos multimídia.

7. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de um jogo de role-playing, onde assumem diferentes personagens e interagem em inglês. Essa atividade desenvolve a fluência e a confiança na comunicação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que foca na interação em língua inglesa.

8. Criação de um Blog em Inglês

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre suas experiências e interesses em inglês. Essa atividade estimula a escrita e a reflexão, além de promover a prática da leitura. Está alinhada à habilidade EF15LP08, que envolve a produção de textos digitais.

9. Jogos de Tabuleiro em Inglês

Os alunos podem criar e jogar jogos de tabuleiro que envolvem perguntas e respostas em inglês. Essa atividade promove a interação e a prática do vocabulário de forma lúdica, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que foca na compreensão e produção de textos orais.

10. Apresentação de Projetos em Grupo

Os alunos podem trabalhar em grupos para desenvolver um projeto sobre um tema específico e apresentá-lo em inglês. Essa atividade estimula a colaboração e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a apresentação de informações em diferentes contextos.