15 Ideias de Atividades (BNCC) 6º ano ciências água

1. Experimento da Filtração da Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração da água utilizando materiais como areia, carvão e algodão. Essa atividade permite que eles compreendam o processo de purificação da água, além de discutir a importância da água limpa para a saúde. Habilidade BNCC: CI6.1.

2. Ciclo da Água em Maquete

Os estudantes podem criar uma maquete que represente o ciclo da água, incluindo evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos processos naturais. Habilidade BNCC: CI6.2.

3. Debate sobre a Conservação da Água

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da conservação da água e as práticas que podem ser adotadas para economizá-la. Os alunos podem pesquisar e apresentar soluções para problemas relacionados ao uso excessivo da água. Habilidade BNCC: CI6.3.

4. Jogo da Memória da Água

Desenvolver um jogo da memória com imagens e informações sobre a água, como seus estados físicos e a importância para os seres vivos. Essa atividade lúdica ajuda na fixação do conteúdo de forma divertida. Habilidade BNCC: CI6.4.

5. Análise da Qualidade da Água

Os alunos podem coletar amostras de água de diferentes fontes (rios, lagos, torneiras) e realizar testes simples de qualidade, como pH e turbidez. Essa atividade prática ensina sobre a importância da análise da água para a saúde pública. Habilidade BNCC: CI6.5.

6. Criação de Cartazes sobre a Água

Os estudantes podem criar cartazes informativos sobre a importância da água, suas propriedades e como preservá-la. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização. Habilidade BNCC: CI6.6.

7. Experiência da Água e Temperatura

Realizar um experimento para observar como a temperatura afeta os estados físicos da água. Os alunos podem congelar água, aquecê-la e observar as mudanças. Essa atividade ajuda a entender conceitos de física e química. Habilidade BNCC: CI6.7.

8. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Organizar uma visita a uma estação de tratamento de água local. Os alunos poderão ver de perto como a água é tratada e purificada, além de entender a importância desse processo para a sociedade. Habilidade BNCC: CI6.8.

9. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando a importância da água e como preservá-la. Essa atividade estimula o uso de tecnologia e a comunicação, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: CI6.9.

10. Experiência do Efeito da Poluição na Água

Realizar uma experiência que simule o efeito da poluição na água, utilizando corantes e diferentes materiais. Os alunos poderão observar como a poluição afeta a qualidade da água e discutir soluções. Habilidade BNCC: CI6.10.