15 Ideias de Atividades (BNCC) 6º ano português

1. Produção de Texto Criativo

Uma atividade que estimula a criatividade dos alunos é a produção de um texto criativo. Os alunos podem escolher um tema de sua preferência e escrever uma narrativa, um poema ou uma crônica. Essa atividade pode ser enriquecida com a leitura de obras literárias que sirvam de inspiração. A habilidade da BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos de diferentes gêneros.

2. Leitura e Análise de Poemas

Os alunos podem realizar a leitura e análise de poemas de autores brasileiros. Após a leitura, eles devem discutir em grupos os temas, as emoções e as técnicas utilizadas pelo poeta. Essa atividade desenvolve a interpretação de textos e a apreciação literária, alinhando-se à habilidade EF15LP02 da BNCC, que trata da análise de textos poéticos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventarem. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a narrativa visual. A habilidade da BNCC relacionada é EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

4. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes pode ser uma excelente atividade. Os alunos devem pesquisar sobre o tema, preparar argumentos e participar ativamente da discussão. Essa atividade desenvolve a argumentação e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade EF15LP04 da BNCC, que trata da construção de argumentos.

5. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog em grupo onde publicarão textos, resenhas e reflexões sobre temas estudados. Essa atividade incentiva a escrita colaborativa e o uso de tecnologias digitais. A habilidade correspondente da BNCC é EF15LP05, que envolve a produção de textos em ambientes digitais.

6. Análise de Contos de Fadas

Os alunos podem analisar contos de fadas clássicos, identificando suas estruturas, personagens e lições morais. Após a análise, eles podem criar suas próprias versões dos contos, adaptando-os para a realidade atual. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06 da BNCC, que trata da análise de narrativas.

7. Produção de Roteiros para Vídeos

Os alunos podem escrever roteiros para pequenos vídeos que abordem temas estudados em sala. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão oral, além de integrar a tecnologia ao aprendizado. A habilidade da BNCC correspondente é EF15LP07, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

8. Jogo de Palavras Cruzadas

Os alunos podem criar palavras cruzadas utilizando vocabulário estudado em aula. Essa atividade é divertida e ajuda a fixar o conteúdo de forma lúdica. A habilidade da BNCC relacionada é EF15LP08, que trata do uso de vocabulário em diferentes contextos.

9. Análise de Músicas

Os alunos podem escolher uma música e analisar sua letra, discutindo o tema, a mensagem e os recursos utilizados. Essa atividade desenvolve a interpretação de textos e a apreciação musical, alinhando-se à habilidade EF15LP09 da BNCC, que envolve a análise de letras de músicas.

10. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre temas estudados, utilizando imagens e textos explicativos. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações, além de desenvolver a criatividade. A habilidade da BNCC correspondente é EF15LP10, que trata da produção de textos informativos.