15 Ideias de Atividades (BNCC) 5 anos

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade divertida que estimula a memória e a concentração das crianças. Utilize cartões com imagens de diferentes animais e seus nomes. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a associação entre imagem e palavra. Habilidade BNCC: EI03EF01.

2. Pintura com os Dedos

Estimule a criatividade e a expressão artística dos alunos através da pintura com os dedos. Forneça tintas atóxicas e papéis grandes, permitindo que as crianças criem livremente. Essa atividade também desenvolve a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Contação de Histórias

Promova sessões de contação de histórias onde as crianças possam ouvir e interagir com a narrativa. Utilize fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais dinâmica. Essa prática estimula a imaginação e a linguagem. Habilidade BNCC: EI03EF02.

4. Caça ao Tesouro

Organize uma caça ao tesouro no ambiente escolar, onde as crianças devem seguir pistas para encontrar objetos escondidos. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EI03ET01.

5. Dança das Cadeiras

Um clássico jogo que promove a socialização e a coordenação motora. Coloque cadeiras em círculo e, ao tocar a música, as crianças devem dançar. Quando a música parar, elas devem encontrar uma cadeira para sentar. Habilidade BNCC: EI03EF03.

6. Atividades com Massinha de Modelar

Utilize massinha de modelar para que as crianças criem formas e figuras. Essa atividade desenvolve a criatividade e a motricidade fina, além de ser uma forma divertida de aprender sobre formas geométricas. Habilidade BNCC: EI03CG02.

7. Experimentos com Água

Realize pequenos experimentos com água, como misturar cores ou observar a flutuação de objetos. Essa atividade desperta a curiosidade científica e permite que as crianças aprendam sobre propriedades físicas de maneira lúdica. Habilidade BNCC: EI03CN01.

8. Criação de Máscaras

As crianças podem criar suas próprias máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser integrada a temas de contação de histórias ou festas. Habilidade BNCC: EI03EF04.

9. Jogos de Roda

Promova jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, que incentivam a interação social e o desenvolvimento rítmico. Essas atividades são ótimas para trabalhar a musicalidade e a coordenação. Habilidade BNCC: EI03EF05.

10. Atividades de Jardinagem

Introduza as crianças ao mundo da jardinagem, permitindo que elas plantem sementes e cuidem das plantas. Essa atividade ensina sobre a natureza e a responsabilidade, além de promover o contato com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EI03CN02.

11. Brincadeiras com Bolhas de Sabão

Proporcione momentos de diversão com a criação de bolhas de sabão. As crianças podem experimentar diferentes tamanhos e formas, além de aprender sobre a física das bolhas. Habilidade BNCC: EI03CN03.

12. Atividades de Reciclagem

Ensine as crianças sobre a importância da reciclagem através de atividades práticas, como a criação de brinquedos ou objetos decorativos a partir de materiais recicláveis. Habilidade BNCC: EI03ET02.

13. Jogos de Imitação

Realize jogos onde as crianças devem imitar sons de animais ou movimentos de personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de ser muito divertida. Habilidade BNCC: EI03EF06.

14. Atividades de Culinária

Promova uma atividade de culinária simples, como fazer um lanche saudável. As crianças podem participar do processo de preparação, aprendendo sobre alimentação saudável e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF07.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimule a criatividade das crianças ao criar suas próprias histórias em quadrinhos. Forneça folhas em branco e canetas coloridas para que elas desenhem e escrevam suas narrativas. Habilidade BNCC: EI03EF08.