15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano matemática

1. Jogo de Tabuleiro Matemático

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao resolver problemas matemáticos. Os problemas podem incluir adição, subtração, multiplicação e divisão, alinhados com a habilidade BNCC (EF05MA01). Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e a colaboração.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro em que os alunos precisem resolver enigmas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista pode estar relacionada a conceitos como frações ou medidas, atendendo à habilidade BNCC (EF05MA02). Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a aplicação prática da matemática.

3. Criação de Gráficos

Peça aos alunos que coletem dados sobre suas frutas favoritas e, em seguida, criem gráficos de barras ou setores. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF05MA03) e ajuda os alunos a entenderem a representação de dados de forma visual e analítica.

4. Desafio de Problemas em Grupo

Divida a turma em grupos e apresente um problema matemático complexo que eles devem resolver juntos. Essa atividade pode abordar a habilidade BNCC (EF05MA04) e incentiva a colaboração e o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.

5. Atividade de Medidas com Objetos Reais

Leve objetos do cotidiano para a sala de aula e peça aos alunos que os meçam utilizando diferentes unidades. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF05MA05) e promove a compreensão prática das medidas, além de estimular a curiosidade dos alunos.

6. Jogos de Cartas Matemáticas

Utilize um baralho de cartas para criar jogos que envolvam operações matemáticas. Por exemplo, os alunos podem somar ou multiplicar os valores das cartas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF05MA06) e torna o aprendizado lúdico e divertido.

7. Criação de Problemas Matemáticos

Peça aos alunos que criem seus próprios problemas matemáticos e os apresentem para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e está alinhada com a habilidade BNCC (EF05MA07), além de permitir que os alunos pratiquem a formulação de questões matemáticas.

8. Estudo de Casos com Dinheiro

Simule uma situação de compra em que os alunos precisam calcular trocos e descontos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF05MA08) e ensina os alunos a aplicarem a matemática em situações do dia a dia, promovendo a educação financeira.

9. Atividade de Sequências Numéricas

Proponha aos alunos que identifiquem e criem sequências numéricas. Essa atividade pode ser feita em grupos e está alinhada com a habilidade BNCC (EF05MA09), ajudando os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e a percepção de padrões.

10. Projeto de Construção de Formas Geométricas

Desenvolva um projeto em que os alunos construam formas geométricas utilizando materiais recicláveis. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC (EF05MA10) e promove a compreensão das propriedades das formas, além de incentivar a criatividade e a sustentabilidade.