15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade divertida que pode ser realizada em sala de aula é o jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões, onde um cartão contém a palavra e o outro a definição. Essa atividade estimula a memorização e a compreensão de conceitos importantes. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens que representem temas estudados em aula. Essa atividade incentiva a criatividade e a interpretação de textos. Além disso, os alunos podem apresentar suas histórias para a turma, promovendo a oralidade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre temas sociais relevantes pode ser uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Divida a turma em grupos e atribua a cada um um tema para pesquisa. Após a apresentação, promova um debate, onde os alunos poderão expor suas opiniões e argumentos. Habilidade BNCC: EF15CI01.

4. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando recursos como animações ou dramatizações. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, além de desenvolver habilidades tecnológicas. Os vídeos podem ser apresentados para a turma ou compartilhados nas redes sociais da escola. Habilidade BNCC: EF15ET01.

5. Experimentos Científicos

Realizar experimentos simples em sala de aula pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Os alunos podem trabalhar em grupos para planejar e executar experimentos, registrando suas observações e conclusões. Essa atividade promove a investigação e a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15CI02.

6. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem ser desafiados a criar um jornal escolar, onde poderão escrever sobre eventos da escola, entrevistas com professores e alunos, e até mesmo resenhas de livros. Essa atividade desenvolve a escrita, a pesquisa e a capacidade de trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando as informações de forma visual. Essa atividade ajuda na compreensão e na organização do conhecimento, além de estimular a criatividade. Os mapas podem ser apresentados em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15LP04.

8. Dramatização de Contos

Os alunos podem escolher um conto ou fábula e dramatizá-lo em sala de aula. Essa atividade estimula a interpretação de texto e a expressão corporal, além de promover o trabalho em grupo. Os alunos podem criar figurinos e cenários, tornando a atividade ainda mais envolvente. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Pesquisa de Campo

Realizar uma pesquisa de campo sobre um tema específico pode ser uma ótima maneira de conectar a teoria à prática. Os alunos podem sair da sala de aula para coletar dados e informações, que depois serão analisados e apresentados em sala. Habilidade BNCC: EF15CI03.

10. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que pode ser realizada em sala de aula, onde o professor lê um texto em voz alta e os alunos acompanham. Após a leitura, os alunos podem discutir o conteúdo e expressar suas opiniões. Essa atividade promove a compreensão leitora e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.